elas-perifericas Fundação Tide Setubal

Elas Periféricas

5 de novembro de 2020

Lançado em 2018, o edital Elas Periféricas é voltado à potencialização de iniciativas lideradas por mulheres negras que têm atuação em áreas periféricas de São Paulo e causam efeitos transformadores nos seus respectivos territórios. O edital está alinhado à diretriz de fomento ao fortalecimento das organizações e das lideranças periféricas, que destaca a importância do foco em projetos que priorizem gênero, raça e território.

As duas primeiras edições do edital, realizadas em 2018 e 2019, contaram com 12 iniciativas potencializadas – seis em cada ano.

A terceira edição do edital Elas Periféricas, realizada em 2021 em parceria com o TikTok, possibilitou o apoio a 60 organizações coordenadas por mulheres negras – cisgêneras ou transgêneras – com R$ 20 mil. No total, o projeto colocou R$ 1,2 milhão para apoiar as periferias de todo o Brasil.

Além do apoio financeiro, as iniciativas que foram escolhidas receberão nos próximos meses mentorias nos âmbitos administrativo, financeiro, comunicacional e psicológico.

Confira mais detalhes sobre o Elas Periféricas na página sobre o edital.

Áreas envolvidas