A experiência da Fundação Tide Setubal na atuação territorial no enfrentamento das desigualdades, por meio do trabalho no enfrentamento das desigualdades, a permitiu adquirir aprendizados e conhecimentos que puderam ser sistematizados.
Ao perceber-se apta a produzir e compartilhar conhecimentos sobre a atuação nos territórios periféricos, a Fundação pôde, então, transformar tais metodologias em publicações sobre a atuação nesses mesmos segmentos. Nesse sentido, as metodologias da Fundação Tide Setubal mostram detalhadamente o desenvolvimento de iniciativas nesses mesmos espaços em favor da promoção da equidade.
Tais ações direcionam-se, então, aos sujeitos que moram nesses mesmos espaços. E essa estratégia visa, desse modo, compartilhar conhecimentos e métodos de trabalho nesse mesmo contexto.
Trabalho multidisciplinar
As metodologias da Fundação Tide Setubal passam por dimensões diversas, que abrangem o apoio a lideranças negras de trajetória periférica e o trabalho em territórios periféricos. Nesse sentido, objetiva também mostrar como desenvolver ações em conjunto com a população e o poder público em favor de melhorias na infraestrutura urbana. E isso tudo visa, enfim, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Confira a seguir publicações com as metodologias da Fundação Tide Setubal que têm esse propósito:
Programa Elas Periféricas – Uma experiência de fomento institucional de organizações lideradas por mulheres negras
Esta metodologia da Fundação Tide Setubal descreve o desenvolvimento e lições resultantes da organização do edital homônimo.
Com desenvolvimento em parceria técnica com a ponteAponte, o projeto resulta do diálogo direto com lideranças comunitárias. E, nesse sentido, responde à urgente necessidade de apoiar mulheres negras nas periferias do Brasil e promover equidade e justiça social.
Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças
Esta publicação tem como objetivo compartilhar a trajetória e o caminho que a Fundação Tide Setubal percorreu no fomento de projetos. Essa lógica contempla também o aprendizado sobre a necessidade de simplificação do financiamento filantrópico.
Experiência Alas – Um ponto de partida para fomentar o acesso e a inclusão de pessoas negras nas instituições
O material descreve o trabalho para apoiar o desenvolvimento de lideranças negras que ocorre por meio da Plataforma Alas. Criada em 2020, trata-se de plataforma colaborativa desenvolvida pela Fundação Tide Setubal. Seu objetivo é, desse modo, ampliar a presença de pessoas negras em posições de decisão, de forma inclusiva e com equidade.
Advocacy Colaborativo para o Investimento em Infraestrutura Urbana nas Periferias: Experiência do Jardim Lapena
Esta metodologia da Fundação Tide Setubal mostra o percurso que o Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano trilhou para implementar ações no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. Esses projetos tiveram como objetivo enfrentar as desigualdades socioespaciais existentes no território.