O Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades consiste em aliança composta por OSCs, parlamentares e atores do mundo político com foco nessa temática.
A iniciativa reúne OSCs, sindicatos de classes trabalhadoras e empresas. Além disso, o foco está em agregar instâncias governamentais das esferas executiva e legislativa em âmbitos federal, estadual e municipal, e o Poder Judiciário.
Organizações no Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades
Com coordenação da Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD), o Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades conta com a participação de organizações como Fundação Tide Setubal, Ação Educativa e Instituto Cidades Sustentáveis e Instituto Ethos.
Além disso, compõem a iniciativa o Instituto de Referência Negra Peregum, Instituto Marielle Franco, Oxfam Brasil e o Cedra, instituto criado por especialistas em ciências de dados e estudiosas/os sobre a questão racial no Brasil.
Ainda, a proposta ganhou apoio de associações de municípios, entidades de classe – inclusive centrais sindicais – e de empresas, instâncias governamentais do Executivo e Legislativo federal, estadual e municipal, e do Poder Judiciário.
Iniciativas pela promoção da equidade
Para além da articulação propriamente dita, o Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades visa também colocar em evidência iniciativas plurais e multidisciplinares.
Nesse sentido, uma das ações do pacto consiste na criação do Observatório Brasileiro das Desigualdades. Esse projeto realizará diagnóstico da situação atual das desigualdades brasileiras a partir do levantamento de dados relativos a indicadores em 12 áreas.
Desse modo, o Observatório será composto por organizações como Cedra, Fundação João Pinheiro, Fundação Tide Setubal e Instituto Cidades Sustentáveis. A composição contará também com Instituto de Referência Negra Peregum, Instituto Marielle Franco e Oxfam Brasil. O observatório terá apoio técnico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Finalmente, acompanhe o Pacto nas redes sociais e no site da coalizão para saber mais detalhes sobre a iniciativas e quais serão os próximos projetos.