O projeto +Lapena Habitar tem como objetivo integrar habitação com outras dimensões fundamentais para a garantia da dignidade. Desse modo, a iniciativa tem como aspecto central destacar que o bem-estar da população precisa ter papel central no processo de reurbanização de territórios periféricos.
Ao focar também em integrar habitação com outras dimensões fundamentais para a garantia da dignidade, o projeto +Lapena Habitar visa, então, proporcionar segurança habitacional para a população do Baixo Lapena, na zona leste de São Paulo, e garantir a permanência e o bem-viver nesse espaço.
Nesse sentido, o projeto +Lapena Habitar objetiva também mostrar a necessidade de haver soluções para agilizar a produção habitacional, qualificar a moradia e ampliar as oportunidades de investimentos público e privado – inclusive ao incluir o apoio da filantropia como elemento fundamental nos desafios habitacionais nas periferias.
Para evidenciar que se trata de um plano e residências emergenciais nas áreas mais vulnerabilizadas do bairro, o projeto, por meio do qual haverá a construção de 50 casas para famílias que moram em locais com condição precária e de risco iminente, conta com participações de:
- Fundação Tide Setubal (realização e organização do projeto);
- Citi Foundation (parceiro financiador);
- TETO Brasil (parceria técnica na construção das casas);
- Gerando Falcões (parceria técnica no acompanhamento familiar).
Dimensões de cuidado
Ao ter como foco combater aspectos que submetem as famílias do Baixo Lapena a diversas dimensões de vulnerabilidade, o projeto +Lapena Habitar conta também com uma jornada para acompanhá-las.
Esse processo tem como foco, então, proporcionar atendimento socioassistencial e empregabilidade. Além disso, objetiva também estabelecer integração dessas etapas com políticas públicas para, enfim, quebrar ciclos da extrema pobreza e de vulnerabilidade.
A saber, essa etapa contemplará as seguintes dimensões:
- Moradia digna;
- Geração de renda;
- Direito à educação;
- Primeira infância;
- Esporte e lazer;
- Cidadania e cultura de paz;
- Autonomia da mulher;
- Acesso à saúde.
Essa etapa do projeto +Lapena Habitar contará com parceria do Galpão ZL, equipamento de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal instalado no Jardim Lapena. Tal abordagem objetiva acompanhar o cotidiano das famílias após a ocupação das casas construídas no território e abrangerá, então, a ruptura de ciclos de extrema pobreza e de vulnerabilidade.
Essa etapa contará com apoios a 350 famílias. Ou seja, além das 50 famílias que receberão as casas construídas na etapa anterior, mais 300 famílias do território contarão com suporte nessa fase.
Dentro dessa lógica, alguns aspectos que têm papel central nesse segmento consideram o ponto de partida das famílias no projeto. Essa fase contempla também, então, as visitas para auxiliar as famílias a alcançar as metas por elas estabelecidas.
Por fim, a etapa de acompanhamento familiar contemplará a atenção aos sonhos e metas estabelecidos, assim como os passos dados pelas famílias durante todo o processo. E, desse modo, fortalecer os laços comunitários e garantir que todas as pessoas tenham participação ativa na construção de um bairro mais justo e acolhedor.
