• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > GalpãoZL > Notícias

Jardim Lapenna recebe campanha de incentivo à leitura que une contação de histórias e a Turma da Mônica

Iniciativa do Instituto Mauricio de Sousa e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal distribui kits da Turma da Mônica no território, com articulação local do GT de Infância do Galpão ZL, que promove formações e ações contínuas para crianças e cuidadoras

26 de novembro de 2025
Imagem de uma criança segurando um gibi da 'Turma da Mônica' durante distribuição de kits referentes ao projeto 'Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda', Imagem de uma criança segurando um gibi da 'Turma da Mônica' durante distribuição de kits referentes ao projeto 'Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda',
Foto: Divulgação / Instituto Mauricio de Sousa

Uma campanha nacional que ressalta a importância de contar histórias para crianças desde os primeiros meses de vida chegou ao Jardim Lapenna, bairro da zona leste de São Paulo onde funciona o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal. A ação Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda, fruto da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, distribuiu kits de gibis da Turma da Mônica no território.

A ponte entre a iniciativa nacional e a comunidade foi o Grupo de Trabalho de Infância (GT de Infância) do Jardim Lapenna, que recebeu os materiais e os distribuiu para entidades locais, fortalecendo uma rede de cuidado que já atua no território.

Essa ação integrou-se, então, ao trabalho contínuo do grupo, que é formado por moradores que, há meses, planejam e executam atividades para as crianças do Lapenna. A campanha foi o reflexo de um processo formativo sobre parentalidade e primeira infância que tem mobilizado cuidadoras e transformado realidades.

Imagem de crianças do Jardim Lapena durante distribuição dos kits da campanha 'Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda'.

Crianças do Jardim Lapena durante distribuição de kits da campanha ‘Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda’ (Foto: Divulgação / Galpão ZL)

O legado de Mauricio de Sousa e o poder das histórias

A campanha Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda tem raízes na história de Mauricio de Sousa. Nesse sentido, Larissa Purvini, gerente do Instituto Mauricio de Sousa, explica que a nova missão da instituição, focada no apoio à alfabetização e estímulo à leitura, resgata a essência do legado do criador da Turma da Mônica.

“Mauricio sempre ouviu, ao longo de sua trajetória, a frase: ‘Eu aprendi a ler com a Turma da Mônica’”, relata Larissa. “Ele é o único desenhista que faz parte de uma academia literária – a Academia Paulista de Letras. Sua obra serve de apoio, porque os alfabetizadores, obviamente, são as professoras, e ela estimula a leitura.”

Desse modo, a escolha de focar na primeira infância (0 a 6 anos) veio da constatação de que a leitura compartilhada entre cuidadoras e crianças começa cedo – e, por muitas vezes, com os gibis. Para a campanha, fizeram então uma parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialista no tema.

O personagem escolhido para protagonizar a campanha foi Nelson, O Nenê. “Nelson entra como um veículo, assim como a Turma da Mônica Baby, por ser um personagem carismático, que atrai atenção e é lúdico e colorido”, explica Larissa. “A ideia é levar dicas de como introduzir a leitura no dia a dia, sem grande dificuldade, para que todas as famílias possam participar.” 

Assim sendo, ela ressalta também a importância da representatividade. “Nelson e Milena [outra personagem da Turma da Mônica Baby] acabam combinando muito, pois representam a maior parte da população brasileira. É legal que a população se enxergue nesses personagens.”

Larissa destaca, então, o poder do gibi como ferramenta de letramento. “O quadrinho é o casamento da imagem com o texto. A criança, mesmo que ainda não conheça as letras, faz uma leitura das imagens. Ele acaba sendo a primeira porta para a criança falar: ‘Nossa, ler é muito bacana’.”

A articulação do GT de Infância

Malu Gomes, analista de Programas e Projetos da Fundação Tide Setubal, conta então como foi a chegada dos kits ao Jardim Lapenna. “A gente recebeu os kits e dividiu entre as entidades do território. Foram a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Lapenna, a Associação de Moradores do Mutirão e o Centro de Educação Infantil (CEI) Horebe”, explica. “Cada uma fez seu trabalho de leitura com as crianças e, no final, realizou a entrega dos gibis.”

Por trás dessa distribuição estratégica, está o GT de Infância, um grupo que nasceu a partir do Plano de Bairro, uma construção coletiva de moradores. Dinamizado por moradoras como Laís Dias, pedagoga e recreadora, o grupo é a espinha dorsal das ações voltadas para a primeira infância na região.

Laís descreve a atuação do grupo como um sonho em construção. “A minha vontade, antes mesmo de iniciar no GT de Infância, já era trabalhar com criança. Comecei no GT com a necessidade de apresentar coisas diferentes para o território. Aqui as crianças estudam somente em meio período. Se tivesse uma atividade contínua, com certeza faria a diferença.”

Ilustração da campanha 'Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda', da Turma da Mônica. Além do título do projeto, a arte conta com uma versão bebê de Mônica - segurando o coelho Sansão - e os personagens Nelson, o Nenê e Milena - também versão bebê. Há também versões infantis de brinquedos, livro e um balanço de girafa.

Ilustração da campanha ‘Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda’, da Turma da Mônica, em que aparecem uma versão bebê de Mônica – segurando o coelho Sansão – e os personagens Nelson, o Nenê e Milena – também versão bebê (Divulgação / Instituto Mauricio de Sousa)

Formação que gera transformação com a Turma da Mônica

Antes mesmo da entrega dos gibis, o GT de Infância passou por uma formação fundamental. Em julho, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal promoveu dois dias de imersão sobre os cinco pilares da “primeira infância e parentalidade” com o grupo.

“Eles nos deram um guia de apoio para todos nós e alguns gibis da Turma da Mônica que tem um mascote – Nelson, O Nenê -, que traz instruções para as crianças.”

Inspiradas pela formação, as integrantes do GT replicaram o conhecimento no território. Realizaram duas rodas de conversa com mães e cuidadoras. A primeira, em outubro, foi uma parceria com o grupo Guardiãs do Território. O evento contou com recreação para as crianças e, desse modo, permitiu que as mães participassem ativamente. O segundo encontro, focado em nutrição e saúde, teve a presença de uma psicóloga e uma nutricionista da UBS local, que ensinaram, por exemplo, receitas saudáveis.

Tecendo redes para o futuro

A ação no Jardim Lapenna exemplifica como as parcerias podem, quando articuladas com grupos locais fortalecidos, gerar impacto real e duradouro. Além da distribuição das revistas, a campanha fortaleceu o GT de Infância, forneceu formação qualificada e ampliou, então, o repertório de atividades para as crianças e famílias.

Por fim, o trabalho do GT, impulsionado por moradores como Laís, traz esperança. Enquanto isso, cada gibi da Turma da Mônica distribuído é uma semente. Uma semente que, regada pelo afeto na hora da história, pelo trabalho incansável de grupos comunitários e por parcerias estratégicas, tem o poder de florescer em um futuro com mais leitura, mais vínculo e mais oportunidades para todas as crianças do território.

Por Daniel Cerqueira Ciasca 

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

CATEGORIA

Ponto de Leitura realiza trabalho de letramento com refugiados em periferia

De Fundação Setubal 19 de junho de 2018

GALPãOZL

Um novo tempo

De Fundação Setubal 21 de julho de 2017

Imagem de Vanessa Padiá. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelos cacheados e usa óculos de acetato com armação escura, uma blusa preta e colar em tom ocre. A imagem foi usada para ilustrar a sua declaração relativa ao tema habitação e urbanismo. Imagem de Vanessa Padiá. Ela aparece à frente de uma estante com livros. Ela tem cabelos cacheados e usa óculos de acetato com armação escura, uma blusa preta e colar em tom ocre. A imagem foi usada para ilustrar a sua declaração relativa ao tema habitação e urbanismo.
PROGRAMAS DE INFLUêNCIA

Dialogar para inovar perspectivas sobre habitação e urbanismo

De Fundação Setubal 27 de julho de 2023

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies