Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

Novo Galpão ZL entra na última etapa de preparação antes da sua reinauguração

Prática de desenvolvimento

22 de março de 2019
Compartilhar:

No próximo mês de abril, a Fundação Tide Setubal inicia um novo modelo para o Galpão ZL, no Jardim Lapenna. Nos últimos meses, o Galpão tem sido reformulado para, em 2019, valorizar iniciativas das periferias que atuem nos territórios e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais.  

   

 

O processo de mudança passou pela ideia de atrair empreendedores periféricos que possam ocupar este espaço com propostas sociais inovadoras.

Houve um roteiro planejado e elaborado de transição que passou por reformar fisicamente o espaço, mobilizar a população e engajá-la nesta outra visão de atuação e, também, preparar a equipe de trabalho para esta nova fase. Entre as diversas ações desta preparação, no último mês, a equipe Galpão ZL e algumas lideranças comunitárias visitaram, nas cidades de São Carlos e Rio de Janeiro, Hubs de Periferia que trabalham de forma similar ao esperado para este espaço.

 

Em São Carlos o grupo visitou ONovoLab e no Rio de Janeiro foram à Casa Brota, no Alemão, Redes da Maré, Saladorama, no Santa Marta, Lab Oi Futuro, no Flamengo, Favela Hub, Cantagalo Pavão Pavãozinho e no Rio Criativo, da Secretaria de Cultura do RJ. Marcelo Ribeiro, do Galpão ZL conta que “O Favela Hub vive um momento muito parecido com o nosso, pois eles faziam ações diretas de cultura e arte e, agora, com esse conceito de empreendedorismo, eles estão na busca por trazer ainda mais a comunidade para dentro, não somente as crianças.

 

Eles foram para rua para mapear os negócios da comunidade e trazer este novo público”.

 

Outro fator importante será manter a referência em trabalho com esporte e cultura no território, uma demanda das lideranças locais. Para isso, será preciso encontrar pontos de encontro entre essas áreas e as iniciativas empreendedoras que surgirem. Nesse sentido, o Lab Oi Futuro foi uma ótima experiência, segundo Greta Salvi, da Fundação Tide Setubal: “O Lab fala de empreendedorismo, negócio, inovação e tecnologia conectando com cultura e esporte, que nos interessa muito porque essa sempre foi uma área forte de atuação do Galpão e nós não queremos perder esse histórico da Fundação no Jardim Lapenna”

 

No último dia 25 de fevereiro, a Fundação Tide Setubal e o Inova ZL lançaram um edital para a seleção de projetos de inovação a serem contemplados com um apoio financeiro e com a utilização de um espaço de trabalho compartilhado. O lançamento do edital é a última etapa antes da inauguração do novo espaço, em abril de 2019.

 

Leia: Inova ZL lança edital de apoio a coletivos periféricos da Grande São Paulo

 

A expectativa com o lançamento do edital é selecionar oito projetos que possam movimentar o Galpão ZL em sua reabertura e, trabalhando num espaço compartilhado, atrair ainda mais outros atores do Jardim Lapenna e arredores, e, também, aproximar a universidade para potencializar as propostas surgidas. “A visita de São Carlos foi interessante para ver o envolvimento das universidades com a ideia de empreendedorismo e para que as lideranças do Lapenna vissem concretamente um modelo de Hub de Inovação” completa Greta.  


Conhece algum empreendedor ou empreendedora da periferia? Conte para ele/ela dessas novidades do Galpão ZL e compartilhe o link do edital: http://inovazl.com.br/

 

 
 
 

Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.