Núcleo de Música e Luteria abre formação em construção e restauro de instrumentos

22 de fevereiro de 2010

O Núcleo de Música e Luteria do Projeto ArteCulturAção iniciará formação em construção e restauro de instrumentos com estrutura modular. A proposta é oferecer neste semestre os módulos: construção de instrumentos de percussão e construção de rabeca.

A partir de agosto estão programados outros dois módulos: restauro e conserto de instrumentos e expressão corporal. Abertos e gratuitos, os cursos voltam-se, principalmente, a grupos musicais da região de São Miguel Paulista e a demais interessados em profissionalização nesta área.

Neste primeiro trimestre, a partir de abril, vinte jovens aprenderão a fabricar instrumentos, além de conhecerem técnicas de marchetaria para acabamento de peças. “Eles terão a oportunidade de gerar renda ao produzir, vender ou consertar instrumentos. É uma maneira de começarem a se tornar auto-sustentáveis”, esclarece Tião Soares, coordenador do Projeto ArteCulturAção.

Música para iniciantes

Com atividades realizadas no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna, o Núcleo de Música e Luteria oferece, ainda, ensino de música para iniciantes. A intenção do módulo introdução à música é envolver as crianças e adolescentes da região. O curso é aberto e gratuito.

Do grupo de 15 jovens de 2009, cinco atuarão em 2010 como educadores-aprendizes em oficinas de música para cerca de 20 crianças, com idades entre 6 e 14 anos de idade. A turma de 2009 participará ainda de módulos formativos em técnica vocal e expressão corporal.

O objetivo é que os novos participantes das aulas de música se juntem aos jovens da turma anterior para formar um grupo cultural. De acordo com Tião, além de se apresentar pela cidade, o grupo deverá realizar pesquisas sobre musicalidade brasileira, ampliando, assim, seu repertório e disseminando as raízes de seu acervo cultural.

As inscrições para introdução à música devem ser feitas até 15 de março. Para os módulos de construção de instrumentos, as inscrições vão de 1°de março a 5 de abril. Todas as inscrições devem ser feitas pessoalmente, no Galpão de Cultura e Cidadania. O endereço é Rua Serra da Juruoca, s/nº, Jd. Lapenna, distrito de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, telefone: (11) 2956-0091. O critério de aprovação levará em conta a ordem de chegada.