• Ir para o conteúdo
  • Ir para o menu
  • Acessibilidade
  • Contato
  • EN
Fundação Tide Setubal
  • A Fundação
    • Quem somos
    • Quem foi Tide Setubal
    • História
    • Equipe e conselho
    • Transparência
    • Parcerias
  • Atuação
    • Como atuamos
    • Prática de Desenvolvimento Local
      • Desenvolvimento Humano
      • Desenvolvimento Urbano
      • Desenvolvimento Econômico
    • Fomento a Agentes e Causas
      • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
      • Apoio à pesquisa
      • Mobilização de ISP e da sociedade civil
      • Projetos apoiados
    • Programas de Influência
      • Cidades e Desenvolvimento Urbano
      • Democracia e Cidadania Ativa
      • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
      • Nova Economia e Desenvolvimento Territorial
      • Planejamento e Orçamento Público
      • Saúde Mental e Territórios Periféricos
    • Comunicação
    • Desenvolvimento Organizacional
  • Iniciativas
  • Galpão ZL
    • Galpão ZL
    • Agenda
  • Editais
    • Editais para as periferias
    • Elas Periféricas
      • Elas Periféricas 1
      • Elas Periféricas 2
      • Elas Periféricas 3
      • Elas Periféricas 4
    • Matchfunding Enfrente
    • Edital Traços
    • Territórios Clínicos
      • Edital Territórios Clínicos 2021/2022
      • Edital Territórios Clínicos 2023
  • Em Rede
  • Notícias
  • Conhecimento
    • Artigos
    • Publicações
    • Materiais de Estudo
  • Glossário
  • Imprensa
    • Contato de Imprensa
    • Releases
    • Na mídia
  • Podcast
    • Podcast Essa Geração
      • Temporada 1
      • Temporada 2
      • Temporada 3
      • Temporada 4
      • Temporada 5
      • Temporada 6
      • Temporada 7
      • Temporada 8
    • Podcast Desiguais
    • Podcast Escute as Mais Velhas
  • Contato
  • Acessibilidade
  • EN
Facebook LinkedIn
Home > Categoria > Notícias

Pedro Bandeira destaca o papel do professor na formação de leitores

Na abertura do Festival do Livro e da Literatura, autor destaca a importância de inovar no modo de ensinar e reforça: o professor precisa estar de mãos dadas com o aluno.

12 de novembro de 2012

(Fotos: Veronica Manevy)

(Com um passeio pela história do Brasil, o escritor Pedro Bandeira ariu seu encontro com os professores no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, na última quinta-feira.  Esse trajeto serviu para contextualizar os desafios de um país, que foi explorado durante sua colonização e que, até os anos 60, oferecia oportunidades de alfabetização para apenas 10% da população.

Com o tema Como conquistar o aluno que não gosta de ler?, o escritor de literatura mais vendido do Brasil, destacou : “ fomos treinados para educar uma minoria e excluir os maus alunos. Precisamos nos reinventar”. Para Pedro, o professor deve olhar para a sala de aula, como um médico olha para pacientes com diferentes diagnósticos. “Há quem está no ambulatório, aqueles que estão na enfermaria e alguns em terapia intensiva. Mas nenhum deles pode ser abandonado.”

Para Bandeira, o professor tem papel fundamental na relação da criança com a escola e estar atento aqueles que têm dificuldade no aprendizado é uma grande responsabilidade. Nesse cenário, a leitura e a literatura são ferramentas que abrirão outros caminhos para o aluno. “ Se leio mal uma história, como vou entender matemática?”

O hábito da leitura vem da prática e o escritor indica diferentes caminhos para esse exercício.  Em relação à temática de redações, Pedro indicou a emoção como um dos melhores caminhos para a criança soltar a imaginação. Temas como minhas férias são frios. É preciso usar o coração para escrever”. Na avaliação do autor, observar o momento do grupo também é uma ótima oportunidade.  Se os alunos entram em aula falando mal do técnico da seleção, a proposta pode  ser enviar uma carta a ele, com as críticas dos alunos para a sua atuação.

E como eu corrijo tudo isso? – Quanto à correção, Bandeira enfatiza que não é preciso fazer isso o tempo todo.  Podem existir momentos nos quais ela acontece e em outros ela pode ficar em segundo plano.  A comparação sim é importante. “O aluno precisa ter confiança e perceber que evoluiu e não é a nota que diz isso a ele. A nota é muito mais para o professor. Se metade da sala foi mal em uma avaliação, o professor precisa retomar a matéria de uma outra forma.”

No dia a dia da sala de aula o professor deve ser aquele que apresenta e sistematiza as oportunidades. “Ele é um facilitador, alguém que trabalha com os diferentes estímulos, porque o aprendizado é individual. Por isso, ajude o aluno a acertar, fique de mão dada com ele. O paciente só conversa com o médico que ele confia, o aluno também”, finaliza.

Receba conteúdos novos periodicamente

Conteúdos relevantes no seu e-mail

Você também pode gostar

CATEGORIA

Alunas colocam lições de culinária em prática e melhoram renda de suas famílias

De Fundação Setubal 6 de setembro de 2012

CATEGORIA

Jovens integrantes do projeto Gangway, de Berlim, participam de intercâmbio cultural no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

De Fundação Setubal 9 de dezembro de 2014

CATEGORIA

Projeto alia prática esportiva e reflexão sobre temas da juventude

De Fundação Setubal 26 de outubro de 2010

Voltar a pagina inicial Voltar à página inicial Voltar ao topo Voltar ao topo
Fundação Tide Logo Rodapé Mobile Fundação Tide Logo Rodapé desktop
R. Jerônimo da Veiga, 164, 13° andar 04536-000 | São Paulo | SP Brasil
Telefone: (11) 3168-3655
  • ícone do facebook rodapé
  • ícone do instagram rodapé
  • ícone do linkedin rodapé
  • ícone do youtube rodapé
Fechar mapa do site

A Fundação

  • Quem somos
  • Quem foi Tide Setubal
  • História
  • Equipe e conselho
  • Transparência
  • Parcerias

Iniciativas

Galpão ZL

  • Galpão ZL
  • Agenda

Editais

  • Editais
  • Elas Periféricas
  • Matchfunding Enfrente
  • Traços

Atuação

  • Como atuamos
  • Prática de Desenvolvimento Local
    • Desenvolvimento Humano
    • Desenvolvimento Urbano
    • Desenvolvimento Econômico
  • Fomento a Agentes e Causas
    • Fortalecimento de organizações e lideranças periféricas
    • Apoio à pesquisa
    • Mobilização de ISP e da sociedade civil
    • Projetos apoiados
  • Programas de influência
    • Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso
    • Planejamento e Orçamento público
    • Cidades e desenvolvimento urbano
    • Nova economia e desenvolvimento territorial
    • Democracia e cidadania ativa

Fundação em rede

Notícias

Conhecimento

  • Publicações
  • Artigos
  • Materiais de estudo

Imprensa

  • Contato de Imprensa
  • Releases
  • Na mídia

Contato

  • Ícone Facebook Rodapé
  • Ícone instagram Rodapé
  • Ícone linkedin Rodapé
  • Ícone youtube Rodapé
© Copyright 2025. Fundação Tide Setubal. Política de privacidade.
Desenvolvido por Espiral Interativa Link Externo

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceito o uso de cookies