Núcleo Arteculturação abre inscrições para formações em música e luteria e teatro

18 de novembro de 2011

Com a proposta de valorizar o saber social da comunidade, articulando arte, cultura e cidadania, o Núcleo ArteCulturAção oferece formações em música e luteria (construção de instrumentos). As oficinas são oferecidas no Galpão de Cultura e Cidadania, situado no Jardim Lapenna, São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo.

FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL

Onde: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dallari, 170

Jd. São Vicente – São Miguel Paulista

Informações: 2297-5969

MÓDULO – TEATRO PARA INICIANTES

EducadorMarcos Gomes

Rodas de conversa, leitura e escrita, expressão corpo­ral, jogos teatrais, construção de textos dramáticos, pes­quisa e montagem teatral, visitas a teatros, museus e centros culturais.

Podem participar: jovens a partir de 13 anos

Quando: de 13 de mar a 05 de jul (todas as terças e quintas-feiras) das 14h às 17h.

David Rocha, 20 anos, jovem aprendiz de luteria e monitor da oficina do Galpão, se destaca pela reutilização de madeiras usadas na fabricação de instrumentos de corda como rabecas e violinos. (Assistir vídeo)

FORMAÇÃO EM MÚSICA E LUTERIA

Onde: Galpão de Cultura e Cidadania

Rua Serra da Juruoca, 112

Jd. Lapenna – São Miguel Paulista

Informações: 2956-0091

MÓDULO – CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIPIRA

Educador e lutier Fábio Vanini

O curso tem como objetivo a formação de jovens lutieres (profissionais especializados na construção e no reparo de instrumentos de corda), por meio de atividades teóricas, como origem histórica e função sociocultural dos instru­mentos, e aulas práticas, com todas as etapas de construção até a finalização do instrumento.

Podem participar: integrantes de grupos culturais e afins

Quando: de 8 mar a 7 jul(todas às quintas-feiras das 9h30 às 12h30 e aos sábados das 8h30 às 11h30)

MÓDULO – RITMOS BRASILEIROS PERCUSSÃO

Educador Renato Soares

Musicalização em percussão, ritmos brasileiros, como o coco, jongo, maracatu e ciranda, construção rítmica, ex­pressão corporal, artes visuais, pesquisa e formação de grupo musical, rodas de conversa e passeios culturais.

20 vagas para crianças e jovens com idade entre 10 a 15 anos

Quando: de 5 mar a 4 jul (segundas e quartas-feiras), das 9h às 10h30.

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL CANTO

CORAL INFANTOJUVENIL

Educadora Miriam Megume Utsunomiya

Musicalização infantojuvenil, técnica vocal em grupo e ex­pressão corporal para a criação de um coral.

Podem participar: crianças e jovens de 7 a 12 anos

Quando: 7 mar a 4 jul (todas as quartas-feiras), das 15h30 às 17h

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL EM VIOLÃO

Educador – Lucas Melo

Iniciação com conhecimentos básicos de teoria musical, escrita e leitura de partituras.

10 vagas para adultos a partir de 18 anos

Quando: de 10 mar a 7 jul(todos os sábados), das 8h30 às 10h

10 vagas para crianças e jovens de 9 a 12 anos

Quando: de 10 mar a 7 jul(todos os sábados), das 10h15 às 11h45

10 vagas para jovens de 13 a 17 anos

Quando: de 10mar a 07jul(todos os sábados), das 12h às 13h30

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL EM CAVAQUINHO

Educador – Nando Souza

Estudo e prática dos elementos básicos para tocar ca­vaquinho, apreciação e prática dos estilos musicais do instrumento.

Podem participar: crianças, jovens e adultos a partir de 9 anos

Quando: de 6 mar a 3 jul(todas as terças-feiras), das 9h às 10h30

MÓDULO – FORMAÇÃO MUSICAL EM BANDOLIM

Educador – Nando Souza

Estudo e prática dos elementos básicos para tocar bandolim, apreciação e prática dos estilos musicais do instrumento.

Podem participar: crianças, jovens e adultos a partir de 9 anos

Quando: de 06 mar a 3 jul (todas as terças-feiras), das 10h30 às 12h

Para se inscrever, envie seu nome, RG e telefone pelo e-mail: inacio@ftas.org.br até o dia 05 mar