Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef promove fórum no CDC Tide Setubal

15 de dezembro de 2009

O CDC Tide Setubal recebeu em 26 de novembro o I Fórum Comunitário para a discussão de propostas do projeto Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, cujo objetivo é melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e famílias que vivem em comunidades de baixa renda nos grandes centros urbanos.

A proposta do Unicef (www.unicef.org/brazil) é contribuir para que todas as crianças e adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender mais, ter acesso à cultura, praticar esportes e estar sempre protegidos contra a violência, em acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Realizada ao longo de quatro anos (2008 a 2011), a iniciativa está sendo implantada inicialmente nas cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

A convite do Unicef, cada comunidade formou um Grupo Articulador Local (GAL), responsável por organizar as atividades e discutir as propostas de ação em cada região. Entre as principais metas constam a redução da mortalidade neonatal precoce, redução do índice de abandono e repetência no ensino fundamental, redução da taxa de reincidência de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e redução do número de adolescentes gestantes.

Em São Paulo, são 63 Grupos Articuladores, nas quatro regiões da capital. O Grupo Articulador Jd. Pantanal é formado por seis organizações: Fundação Tide Setubal (Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar e Projeto Rádio Ação), Sociedade Amigos do Jd. Lapenna, Associação Nova União da Arte, Escola Estadual Shinquichi Agari, Instituto Crescer e Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Todas atuam em distritos de bairros adjacentes situados às margens do rio Tietê, em São Miguel Paulista.

Soluções e metas

A partir de uma pesquisa realizada nestas comunidades pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), representantes de organizações que atuam na zona leste de São Paulo estiveram no CDC Tide Setubal discutindo propostas.

“A importância desse projeto é não só discutir as condições de vida de crianças e adolescentes numa cidade como São Paulo, mas também propor soluções para que tais condições melhorem efetivamente”, explica José Luiz Adeve, coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, da Fundação Tide Setubal, e participante do GA Pantanal.

O intuito deste I Fórum Comunitário no CDC foi eleger metas dentro de seis eixos temáticos pré-estabelecidos: 1) Sobreviver; 2) Aprender; 3) Proteger-se do HIV; 4) Crescer sem Violência; 5) Participação do Adolescente; e 6) Inclusão em Políticas Públicas.

Comunicação em foco

Um dos projetos elaborados pelo GA Pantanal é a Rádio de Rua “Plataforma Jovem”, que será produzida por integrantes do NCC em parceria com moradores. “Vamos trabalhar a comunicação nos bairros, com os moradores, para provocar uma reflexão crítica da situação, sensibilizando a comunidade para que se mobilize de fato e melhore as condições de vida dos jovens”, diz José Luiz Adeve. Entre outras questões, a Rádio de Rua debaterá com a comunidade (em praças públicas e feiras livres) uma série de medidas socioeducativas e assuntos como o combate ao preconceito sofrido por crianças com necessidades especiais.

Durante o I Fórum Comunitário, foi proposta pelo GA Pantanal a realização rodas de conversa com o poder público para discutir problemas de saneamento e infraestrutura urbana, assim como realização de reciclagem de lixo nas escolas e a produção e veiculação de vídeos em prol da qualidade do atendimento a crianças e adolescentes com deficiência nas creches e escolas. As propostas formuladas pelos Grupos Articuladores em toda a cidade serão apresentadas ao Unicef num Fórum Intercomunitário, a ser realizado em 2010.

Para saber mais sobre as organizações envolvidas, visite os sites:

Fundação Tide Setubal: fundacaotidesetubal.org.br

Associação Nova União da Arte: www.projetonua.com.br

Escola Estadual Shinquichi Agari: http://shinquichi.blogspot.com

Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar: http://nccsaomiguelnoar.blogspot.com

Instituto Crescer: www.institutocrescer.org.br

Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra:

www.comunidadenegra.sp.gov.br