Podcast Desiguais

Compreender como as desigualdades impactam o nosso destino, que já começa a ser traçado no nascimento, ao destacar como tais disparidades se retroalimentam e crescem a ponto de moldar o destino de cada pessoa, é mote do podcast Desiguais.

Com seis episódios, o podcast, que é uma produção da Maranha Filmes e conta com apoio de Fundação Tide Setubal, OAK Foundation e Ford Foundation, mostra como iniquidades sociorraciais se somam a ponto de minar sonhos e escolhas de pessoas submetidas a contextos com esse teor. Todos os programas do podcast Desiguais contam, enfim, com entrevistas e apresentação conduzidas pela jornalista Carol Pires.

Outro ponto que tem papel de destaque no podcast Desiguais diz respeito à consequência de decisões políticas. Seja por omissão ou de modo deliberado, elas aprofundam e reforçam disparidades e abismos socioeconômicos existentes entre segmentos historicamente privilegiados ou desamparados.

Confira a seguir os episódios que compõem o podcast Desiguais, que estão disponíveis no feed do programa Foro de Teresina, da revista piauí.

Episódio 1: Mãe Beth de Oxum

O episódio inaugural aborda a trajetória de Mãe Beth de Oxum, que traz consigo diversos símbolos de grupos historicamente subalternizados no Brasil – mulher negra, pobre e do candomblé. Nesse sentido, a história leva o público a compreender que “superar a desigualdade” não precisa significar “ser financeiramente rico”.

Episódio 2: Envelhecer no Brasil

Com participações de Alexandre Kalache e Maria Lourdes Siqueira, o episódio parte da premissa segundo a qual a velhice é uma fase da vida que representa diversas deficiências em níveis econômico, doméstico, sanitário e no que diz respeito a cuidados multifatoriais e até mesmo amizades. Todavia, há mais possibilidades para além da apresentada para boa parte da população: a capacidade de todas as pessoas para acumular afetos pode ser determinante para essa fase da vida.

Episódio 3: Sonhar no Brasil

Neste capítulo, Kwame Yonatan e Henrique Vieira falam sobre as vivências de pessoas negras com trajetória periférica. Alguns aspectos passam por dimensões plurais, como a busca pelo crescimento e a construção de carreiras por meio dos estudos e do trabalho, assim como a busca pela sobrevivência. Assim sendo, fica o questionamento: como ser quem você sonha ser se não há oportunidades?

Episódio 4: Trabalhar no Brasil

A partir das trajetórias de Cida Bento e Adriana Barbosa, o episódio mergulha na dimensão do trabalho no Brasil. Desse modo, o programa passa, obrigatoriamente, por oportunidades e educação. Não se trata de um mero acaso: esses temas têm ligação intrínseca com o racismo estrutural e os atravessamentos das desigualdades na população brasileira.

Episódio 5: Escrever o Brasil

A partir das perspectivas e vivências de Conceição Evaristo e Luiz Antônio Simas, o episódio 5 do podcast Desiguais mostra o papel da cultura no existir e resistir da população brasileira. Nesse sentido, trata-se de algo que, mesmo com a desigualdade crônica no país, surge sempre nas favelas graças à potência populacional.

Episódio 6: Crescer no Brasil

O episódio de encerramento do podcast Desiguais mostra como a as disparidades desde o nascimento representam obstáculos enormes no decorrer da vida. Por meio das histórias de Benilda Brito e Ananda Marieta, a abordagem mostra como é impossível falar em mérito sobre ascensão social nesse cenário. E isso passa, por fim, até mesmo por aspectos como acesso ao pré-natal, nutrição e estímulos diversos na infância.

Ouça os episódios do podcast Desiguais no seu agregador favorito de podcasts:

Trata-se de logo do Deezer.Trata-se de logo do Apple Podcasts.Trata-se de logo do Castbox.Trata-se de logo do Deezer.Trata-se de logo do Spotify.