Pontos de wi-fi livre têm impactos positivos no Jardim Lapena
Por Amauri Eugênio Jr. Desde meados de 2022 a população do Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, conta com acesso a redes de wi-fi livre instaladas no território. A iniciativa foi implementada por meio de parceria entre o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, e a […]
Por Amauri Eugênio Jr.
Desde meados de 2022 a população do Jardim Lapena, zona leste de São Paulo, conta com acesso a redes de wi-fi livre instaladas no território. A iniciativa foi implementada por meio de parceria entre o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, e a multiplataforma de marketing Wifi-fí, e teve como objetivo principal solucionar problemas de conectividade enfrentados pela população do bairro.
Vinte pontos de wi-fi livre foram instalados no Jardim Lapena e os primeiros resultados revelam a relevância da ação: 4.723 pessoas cadastraram-se e o total de conexões chegou a 49.229 acessos.
De acordo com Marcelo Ribeiro, coordenador de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, a demanda pela conexão no Lapena tornou-se ainda mais evidente por causa da pandemia de Covid-19 – parte significativa das pessoas no território tinham dificuldades grandes para acessar a internet. Com isso, a maioria dos pontos de conexão foi instalada na área mais vulnerável do bairro.
“Há pontos de internet nas vielas e nos becos, onde é até difícil de entrar a pé. Boa parte dos acessos é para entretenimento, sim, mas também para estudar e trabalhar. O grande diferencial do Wifi-Fí é que ele está nas vielas e nos becos, no caso aqui do Lapena, que é onde está o maior adensamento de famílias. Esse é o principal impacto”, explica.
Outro ponto a ser destacado diz respeito aos anúncios veiculados durante os acessos à rede de wi-fi livre. Para manter o caráter de prestação de serviços à comunidade, os conteúdos veiculados nesse contexto são relativos a ações realizadas no Galpão ZL, como oficinas, cursos e enquetes relativos às atividades que acontecem no espaço.
Por fim, o plano para a iniciativa é buscar por empresas patrocinadoras para, por meio de parcerias, custear o serviço do provedor de internet para manter – e aumentar – o perfil das pessoas beneficiadas com acesso à internet por meio do wi-fi livre.
Saiba mais
Conheça no site da Fundação Tide Setubal o trabalho realizado pela área de Prática de Desenvolvimento Local para melhorar a qualidade de vida da população do Jardim Lapena. Confira também a agenda de atividades realizadas no território.