II Prêmio Orçamento, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades (artigos selecionados)

9 de agosto de 2024

Trata-se da publicação dos nove artigos selecionados no II Prêmio Orçamento, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, de 2023.

A publicação apresenta o conjunto de artigos nos quais as pessoas autoras, laureadas no II Prêmio Orçamento, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, mergulham em questões urgentes e complexas inerentes à sociedade contemporânea. Nesse sentido, os tópicos exploram a interseção entre orçamento público, direitos fundamentais e o combate às disparidades socioeconômicas.

Ao longo dos artigos que compõem o material, as pessoas autoras analisam tais problemas e oferecem insights valiosos e propostas concretas para promover mudanças efetivas. Suas contribuições são fundamentais para inspirar debates bem-informados e para orientar políticas públicas que visam transformar as estruturas que perpetuam as desigualdades.

Desse modo, a publicação com os artigos selecionados não apenas celebra o talento e a dedicação das pessoas premiadas. Assim sendo, espera-se também que o conteúdo sirva como convite à reflexão e à ação.

Espera-se que os conhecimentos compartilhados aqui sirvam de inspiração para todos aqueles comprometidos em construir um futuro mais equitativo e sustentável para todos.

A iniciativa contou com promoção de Fundação Tide Setubal, Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras (ABPN).