Emergência Política Periferias

Warning: foreach() argument must be of type array|object, false given in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 24

Warning: Undefined array key "main" in /var/www/html/wp-content/themes/tide/parts/single-header-red-noticias.php on line 32
31 de agosto de 2018

A pesquisa EMERGÊNCIA POLÍTICA PERIFERIAS é um retrato histórico de um percurso de encontros e entrevistas nas periferias de cinco cidades do Brasil, uma fotografia que cria um marco no tempo de 2018

O objetivo é dar visibilidade às práticas de inovação política, a partir de periferias brasileiras, com o intuito de revelar outras perspectivas, feita por cidadãos brasileiros que estão aprofundando a democracia a partir de seus territórios, necessidades e contextos.

O projeto foi realizado entre fevereiro e agosto de 2018. A pesquisa de campo começou no dia 13 de março, um dia antes do assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro – um fato que permeou toda a pesquisa por tratar de uma liderança representativa do público entrevistado (mulher, negra e periférica que ocupava um cargo público) e enfatiza a importância de abordar essa emergência política dos territórios marginalizados e invisibilizados pela sociedade.

Neste processo, foram mapeadas mais de 400 iniciativas ligadas à política institucional, ONGs, coletivos informais e indivíduos. Foram selecionadas 100 destas para entrevistas em profundidade que, dentro das pautas de Mídia Independente e Alternativa, Participação Política, Redes de Colaboração, Movimentos Sociais e Culturais, Meio Ambiente e Empreendedorismo Social, atuam em seus territórios.