20 de agosto de 2024

A publicação Programa Elas Periféricas – Uma experiência de fomento institucional de organizações lideradas por mulheres negras descreve o desenvolvimento e lições resultantes da organização do edital homônimo da Fundação Tide Setubal.

Com desenvolvimento em parceria técnica com a ponteAponte, o projeto resulta do diálogo direto com lideranças comunitárias. E, nesse sentido, responde à urgente necessidade de apoiar mulheres negras nas periferias do Brasil e promover equidade e justiça social.

No ano de seu lançamento, 2018, o Elas Periféricas foi reconhecido como um importante edital. Assim sendo, destacou-se por seu suporte a organizações lideradas por mulheres negras em áreas periféricas do Brasil, com ênfase em questões de gênero, raça e território.

Desse modo, a publicação Programa Elas Periféricas – Uma experiência de fomento institucional de organizações lideradas por mulheres negras apresenta como o programa promoveu uma aprendizagem contínua em torno da necessidade do fortalecimento de lideranças negras. Idem do desenvolvimento institucional de organizações de periferias e da simplificação do financiamento filantrópico. Percebe-se então, por meio da experiência com o edital, aspectos referentes à escuta atenta dessas organizações que se tornaram parceiras ao longo dessa trajetória.

Nesse sentido, o Elas Periféricas buscou atuar em diversos aspectos. Alguns abrangem a adoção de um modelo flexível de prestação de contas. E contemplam também o apoio a organizações não formalizadas, a doação de recursos livres e flexíveis para o desenvolvimento institucional, em vez de se restringir a projetos específicos.

Isso vale também para a adoção de abordagem educativa, visando capacitar as organizações para acessar eficientemente recursos futuros, tanto filantrópicos quanto públicos. Além disso, cuidados com a saúde mental das participantes sempre estiveram presentes.

Sobre a atuação

A publicação Programa Elas Periféricas – Uma experiência de fomento institucional de organizações lideradas por mulheres negras demonstra a atuação da Fundação Tide Setubal quando se fala em fomento. Logo, essa lógica baseia-se em aspectos fundamentais, como confiança e parceria, em uma ação para promover o aprendizado mútuo e a construção de soluções coletivas.

Esta publicação surge a partir desses princípios. Logo, ao considerar-se a série de aprendizados resultantes à própria Fundação Tide Setubal da experiência com o projeto Elas Periféricas, considera-se o potencial que o seu desenvolvimento tem para inspirar outras pessoas e organizações financiadoras de programas de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil, movimentos e coletivos.

O material descreve, enfim, a trajetória do programa. E, finalmente, sistematiza os principais aprendizados e compartilha caminhos para mudarmos a realidade das periferias do país.