Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Reunião define rumos para Conferência Livre de Cultura da Zona Leste
Atores sociais de oito subprefeituras da região discutiram propostas para uma política cultural na zona leste. O grupo elaborará um documento com metas e diretrizes a ser apresentado e debatido na Conferência, prevista para 9 de dezembro
Na manhã do dia 17 de setembro, foi realizada uma reunião preparatória para a Conferência Livre de Cultura da Zona Leste no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, em São Paulo (SP). Na ocasião, cerca de vinte pessoas, entre educadores, artistas e lideranças locais, discutiram questões relacionadas à área cultural na região e definiram os trabalhos a serem executados para organização do evento, pré-agendado para 9 de dezembro.
Segundo Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal, a finalidade da Conferência é discutir e validar propostas da comunidade para políticas públicas de cultura na zona leste, contemplando não somente as chamadas “belas artes”, mas outras dimensões culturais e a produção local. “Temos de instigar esse debate, promovendo uma compreensão mais alargada de cultura e o seu diálogo com a educação, o esporte e a educação. Precisamos também agregar mais atores de localidade neste movimento”.
Para isso, os participantes dividiram-se em três grupos de trabalho, em função das seguintes tarefas: mobilização, articulação e comunicação para Conferência; produção do evento; e elaboração de um documento com diretrizes para políticas culturais na região e sugestões para serem inclusas no próximo Plano de Metas do Município. Cada frente iniciará suas ações, devendo apresentar seus encaminhamentos à Comissão Permanente.
Uma decisão do grupo foi a manutenção do cronograma de encontros com o poder público. Em outubro, convidarão a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Em novembro, será a vez Carlos Augusto Machado Calil, secretário municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Andrea Matarazzo, secretário estadual da Cultura, será convidado novamente; sua participação estava prevista para o último encontro, mas não houve um retorno da Secretaria.
Debate
Na reunião, um dos destaques foi a necessidade de mapeamento das demandas do setor cultural, para apresentá-las aos candidatos nas eleições municipais de 2012. “Quando o prefeito divulga o plano de metas para sua gestão, temos de nos perguntar cadê as metas do povo”, afirmou Padre Ticão, integrante do Movimento Nossa Zona Leste.
A descentralização dos recursos e a gestão compartilhada dos equipamentos públicos foram outros dois pontos debatidos no encontro. “Qual é o papel da supervisão de cultura das subprefeituras? Por que não fomentam a cultura local?”, questionou Sacha Arcanjo, músico e compositor. Já Vinicius Atalaia, do Bravus.net, discorreu a respeito do uso dos equipamentos culturais. “Não basta só construí-los, temos de discutir sua ocupação e gestão, para que fomentem a cultura para cidadania”.
O próximo encontro preparatório para Conferência será no 1° de outubro, sábado, às 9h30, no CDC Tide Setubal, situado à rua Mário Dallari, 170, em São Miguel Paulista. A reunião é aberta a todos os interessados.