1ª Mostra Experimental de Comunicação Comunitária acontece em São Miguel

2 de dezembro de 2008

Realizada no último domingo, no Galpão de Cultura e Cidadania, a 1ª Mostra Experimental de Comunicação Comunitária apresentou, à comunidade, os trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos jovens do São Miguel no Ar turma de 2008 e do Núcleo de Comunicação Comunitária.

Os visitantes puderam conferir as produções de 2008, traduzidas por meio de uma exposição fotográfica, dos fanzines sobre sexualidade e do Jornal A Voz do Lapenna, dos vídeos e documentários. A Rádio São Miguel no Ar também marcou presença com entrevistas ao vivo com personalidades do bairro, durante a programação da mostra. A comunidade conseguiu até acompanhar os melhores momentos da Final do Campeonato Paulista de Futebol Amador, realizado no Pacaembu, onde o time local Lapenna se consagrou campeão pela primeira vez.

O evento também foi marcado pela a estréia do documentário “Lados”, que abordou o impacto da desapropriação de casas para a construção do complexo viário Jacu Pêssego, que vai ligar o aeroporto de Guarulhos ao Porto de Santos.

A mostra foi prestigiada pelos pais e familiares dos jovens e contou com a presença do presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, José Nário Pereira dos Santos, o Narinho. Ana Paula Roque, Assistente de Gestão das Políticas Públicas, da Secretaria Municipal do Trabalho, também foi conferir o trabalho e falou sobre a parceria da Prefeitura de São Paulo. “O Projeto São Miguel no Ar veio ao encontro das ações que buscamos apoiar. A bolsa dada aos jovens serve apenas como auxílio, pois a principal função da secretaria é acompanhar as atividades não apenas por meio dos relatórios, mas principalmente pelas visitas, onde podemos presenciar bons trabalhos como esses.”

O Projeto, que existe desde 2007 e tem suas atividades desenvolvidas no bairro do Jardim Lapenna, São Miguel Paulista, é promovido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Secretaria do Trabalho do Município de São Paulo, Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, Instituto Votorantim e Nitro Química. O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade de comunicação dos jovens, os ensinando a definir o que é notícia e como querem mostrar essa notícia à sua comunidade. A partir do contato com os elementos básicos de produção de veículos nas mais diversas linguagens – rádio, TV, jornal e Internet.