Chef Mara Salles promove Projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar no Galpão

26 de abril de 2010

A premiada chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas – especializado em cozinha brasileira –, desenvolverá, de 6 a 27 de maio, o Projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar. O público-alvo são jovens  e adultos, da comunidade de São Miguel Paulista. As aulas são gratuitas e ocorrerão nas tardes de quinta-feira, no Galpão de Cidadania e Cultura, situado no Jd. Lapenna.

Realizada em parceira com a Fundação Tide Setubal, a iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de vinte anos do restaurante Tordesilhas, idealizado pela mãe de Mara, e também marca o primeiro ano de funcionamento da Oficina Escola de Culinária, situada no Galpão e utilizada em cursos pela comunidade local.

O objetivo do curso é ensinar receitas práticas e saborosas para jovens que já tenham interesse pela gastronomia. No entanto, mais do que mostrar como cozinhar, a chef vai resgatar o prazer dessa arte e atentar para aspectos como o momento de preparo da refeição, que é propício para a reunião familiar. “A comida é o grande elo de consolidação da família”, destacou Mara.

Mara não abre mão da qualidade nem do sabor do prato em função da estética e acredita que a gastronomia do Brasil passa pelas mãos de mães, avós, tias e madrinhas e pela sabedoria de famílias simples dos diversos cantos do país. É todo esse conhecimento que ela levará para a Galpão. “Quero sensibilizar os jovens para o prazer de cozinhar, demonstrando que é possível fazer uma comidinha em casa, por mais simples que seja, e agradar a família. Vamos trabalhar também com a auto-estima dos participantes”, disse.

Para Lúcia Amadeo, coordenadora do Programa Ação Família São Miguel, o projeto conecta-se bem ao trabalho deste programa realizado pela Fundação, o qual busca estimular o protagonismo das famílias na formulação de propostas coletivas por melhorias da qualidade de vida familiar e comunitária. “Em nossas reuniões e plantões, valorizamos o resgate das tradições familiares, trabalhamos com a memória e buscamos o fortalecer as mulheres para que promovam o diálogo na família”.

Memória, afeto e comida

A motivação para este projeto relaciona-se com a trajetória profissional e familiar de Mara Salles. Quando criança, a mãe lhe preparava pratos simples e saborosos, principalmente nos dias de feira. “Ela usava mais a criatividade ligada ao afeto do que a técnica, e tudo era muito delicioso”, conta.

Como professora de gastronomia e chef do Tordesilhas, Mara percebeu que os alunos e os novos funcionários do restaurante que não tinham essa relação afetiva com a comida, por conta das mães não terem tido esse hábito, apresentavam mais dificuldades para aprenderem a cozinhar.

Em uma das aulas, intitulada “Comida do Dia de Feira”, Mara recuperará sua memória familiar para estimular os alunos a selecionarem ingredientes frescos para fazerem comidas saudáveis e saborosas em casa. Rodas de conversas também comporão a dinâmica do projeto, a fim de que os aprendizes contem sobre os sabores de suas famílias, resgatando, assim, pratos que estão na memória gustativa e olfativa. No fim, os alunos prepararão o Festim da Memória, um banquete com esses pratos que estão em suas lembranças.

“Na verdade, queremos apenas plantar uma sementinha. Despertar esse novo olhar para o cozinhar”, conta Mara Salles, que ministrou em 2007 um curso com receitas de comidas tradicionais da cultura caipira e regional para o Encontro de Cultura Caipira, realizado em junho pela Fundação Tide Setubal no CDC Tide Setubal.

1° ano de Oficina Escola de Culinária

Desde junho de 2009, está em funcionamento no Galpão de Cultura e Cidadania a Oficina Escola de Culinária. Mais de 120 mulheres já receberam certificação em módulos de formação de cursos de culinária oferecidos na Oficina pela Fundação, com aulas ministradas pelo Sesi.

A construção da oficina foi possível devido ao apoio dos organizadores do Jantar do Século, um encontro realizado em novembro de 2008, promovido pela revista Prazeres da Mesa, em parceria com o Senac-SP e com as empresas de eventos gastronômicos Sibaris, em São Paulo, e GSR, na Espanha.

Parte da renda arrecadada durante o evento gastronômico foi revertida para projetos voltados à formação de cozinheiros e à inserção de profissionais no mercado. Na cozinha do Galpão, as mulheres aprimoram seus conhecimentos gastronômicos e desenvolvem seu talento empreendedor.