Alunos da primeira ETEC voltada para o esporte do Brasil participam de programa de estágio na Fundação Tide Setubal

5 de novembro de 2014

Cinco novos estagiários integram a equipe da Fundação Tide Setubal. Eles são alunos da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, a primeira escola técnica voltada para o esporte na América Latina. O programa de estágio surgiu da parceria entre a Fundação e a ETEC de Esportes. “Pensamos em aproximar o trabalho da Fundação com a proposta da ETEC, a ideia casa com a nossa idea de unir o esporte com a formação social que é à base dos nossos projetos como o Football for Hope, investimento social da Fifa. O estágio é uma oportunidade para adquirir experiência e fortalecer a escolha dos alunos”, conta Izabel Brunsizian, coordenadora do Núcleo Qualidade de Vida.

Tatiane Tenuta de Andrade Abrão, coordenadora pedagógica da Etec de Esportes, lembra que a parceria com a Fundação começou no primeiro semestre e destaca o seu ineditismo.  “Essa é a primeira vez que nossos alunos são selecionados para estágios supervisionados e com contrato continuo. Essa parceria com a Fundação Tide Setubal é de extrema importância para apoiar nossos alunos e permitir a vivência com a área”.

No curso técnico em Esportes e Atividade Física, os alunos se preparam para auxiliar e monitorar a prática de atividades esportivas, além de enfatizar a importância do esporte como fator de integração comunitária e inclusão social.

O aluno Ruan dos Santos, 18 anos, tem uma rotina bem puxada. Ele faz estágio pela manhã, curso técnico à tarde e depois vai para a faculdade de Educação Física, e conta que sempre gostou de esportes. “Eu participava do movimento estudantil e era responsável pela área das escolas técnicas, foi ai que descobri que teríamos a primeira ETEC de esportes da América Latina. Ingressei logo na primeira turma do ETEC e hoje, além do curso técnico, estou cursando a faculdade de Educação física”.

Os estagiários são assistidos pelos educadores de esportes que atuam no CDC TIde Setubal. Ingrid Muller conta que os jovens ajudam nas atividades dentro e fora do campo. “Eles estão empolgados e se adaptaram muito bem ao projeto. O estágio viabiliza uma troca maior de experiência e permite que o aluno conheça e escolha se é isso mesmo que ele quer para sua vida. Os jovens do projeto já se interessaram pela Etec Esportes, alguns até manifestaram a vontade de prestar o vestibulinho futuramente”.

Brenda Santos de Souza, de 20 anos, descobriu a ETEC de esportes por acaso e, contrariando a vontade dos pais que gostariam que ela estudasse engenharia, prestou o vestibulinho para o curso técnico.“Pretendo entrar para a área do voleibol, a experiência do estágio nos possibilita aprender mais sobre o esporte como forma de integração”. Para Julia Gabriela Teixeira da Silva, 16 anos, o curso correspondeu todas as suas expectativas. “Minha intenção é fazer a faculdade de Ed. Física e, quem sabe, ser professora”.

Pamela Graziele conta que viu uma matéria sobre a inauguração da Etec de Esportes e decidiu prestar o vestibulinho. “Sempre gostei de Educação Física, o curso técnico só reafirmou minha vontade de trabalhar na área. A oportunidade de estagiar também reforça isso, aqui na fundação trabalhamos com as crianças, e esse contato com o público é importante para o nosso desenvolvimento como profissional”, destaca.