ATENÇÃO: Edital 2012 com inscrições prorrogadas

1 de março de 2012

As inscrições para o novo edital da Fundação Tide Setubal foram prorrogadas até o próximo 7 de março. A iniciativa visa selecionar organizações da sociedade civil para formação em práticas pedagógicas. Além do curso, cada instituição terá o apoio no valor de R$ 4 mil para aplicar no plano educativo que será elaborado durante o semestre. Os interessados devem acessar o site www.fundacaotidesetubal.org.br/edital2012. Além do envio da ficha, é preciso encaminhar, pelos Correios ou portador, cópia do cartão do CNPJ e carta de intenção, assinada pelo diretor ou pelo presidente, relatando como esta formação beneficiará o trabalho da organização e a comunidade onde atua.

Apenas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com trabalhos na região das subprefeituras de São Miguel Paulista (distritos de São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí), Ermelino Matarazzo (distritos de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa) e Itaim Paulista (distritos de Itaim Paulista e Vila Curuçá) podem participar desta seleção. Outra condição é desenvolver projetos educativos, no contraturno escolar, para adolescentes e jovens na faixa etária de 11 a 18 anos.

Serão selecionadas 10 organizações para a formação, sendo duas vagas para cada entidade. É desejável que um dos participantes seja o coordenador pedagógico e o outro, o educador. Esses representantes também precisam ter capacidade de mobilização da equipe interna, a fim de que disseminem o conteúdo aprendido ao longo do curso. Após pré-seleção e visitas a cada entidade, o resultado final será divulgado no site www.fundacaotidesetual.org.br em 23 de março. As aulas começam dia 26 de março.

Fortalecimento das atividades educativas

Com carga horária total de 84 horas, a formação em práticas pedagógicas tem como proposta aliar aulas expositivas e exercícios práticos para apresentar novos conceitos e ferramentas a serem aplicados no cotidiano de trabalho de cada instituição. Sob responsabilidade da equipe do FICAS, organização da sociedade civil, criada em 1997, que já aplicou esse programa em mais de 70 organizações, o curso será dividido em duas etapas: a realização de diagnóstico da organização e de suas atividades educativas e a elaboração de um plano educativo.

As aulas ocorrerão uma vez por semana, às segundas-feiras, das 9h às 13h, no CDC Tide Setubal, no Jd. São Vicente, em São Miguel Paulista. Durante o semestre, haverá ainda oficina na própria organização e encontros com os educadores. Ao término da formação, estão previstas ainda mais 8 horas de reuniões de apoio à implementação do plano educativo.

EDITAL DA FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL

Site, edital e formulário de inscrição: www.fundacaotidesetubal.org.br/edital2012

Calendário do Edital:

15 de fevereiro– Lançamento do edital e início das inscrições

12 de março– Prazo final para recebimento de inscrições

14 de março– Divulgação dos pré-selecionados

15 a 22 de março– Visitas presenciais de seleção

23 de março – Divulgação do resultado

26 de março– Início da formação

24 de setembro– Término da formação

Endereço para envio das inscrições:

Rua Jerônimo da Veiga, 164 – 13° andar