Sete iniciativas receberão apoio financeiro e formação do Zona Leste Sustentável

16 de dezembro de 2011

Em 16 de dezembro, o Fundo Zona Leste Sustentável  anunciou os contemplados no edital 2011. Apenas um está constituído como microempresa, os demais são empreendimentos informais. Foram selecionados: na área alimentícia, Je Suis Gastronomia e Eventos e Mão de Mãe; na área artesanal, Portal do Tempo; em comunicação, B&V Gráfica; as confecções Alface Produções e Lable-Feme Modas; e, na área de informática, Outsourcing de Impressão.

Cinco iniciativas estão localizadas em São Miguel Paulista, somente duas são do bairro de Itaim Paulista (veja quadro). Todas já têm pelo menos um ano de funcionamento. Cada selecionado passará por uma análise de orçamento e poderá receber financiamento até R$ 25 mil e participará de capacitações técnicas nas áreas de gestão, marketing e finanças para alavancar seus negócios ao longo de 2012.

De forma semelhante ao que ocorreu no edital anterior, durante os meses de janeiro e fevereiro — com apoio do Comitê de Monitoramento e Avaliação do Fundo —, os projetos contemplados passarão por um processo de revisão de seus orçamentos e de ajustes em seus cronogramas de atividades. “Em março, ocorrerá a assinatura dos termos de compromisso com o Fundo e, em seguida, começa a liberação de recursos”, explica Gabriel Ligabue, consultor técnico do Zona Leste Sustentável.

A eleição dos projetos foi feita pelo Comitê Programático do Fundo, composto por representantes da Fundação Tide Setubal, Universidade Cruzeiro do Sul, Sebrae, Subprefeitura de São Miguel, entre outras instituições. Também contribuíram os pareceristas: Daianna da Silva Canova, assistente da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), e Sylvio Napoli, gerente de capacitação tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), além de professores da Universidade Cruzeiro do Sul — Nelson Casalvara, Marcio Honorato, Rosana Toledo, Vanda Maria Martins Oliveira e Vagner Tranche.

Cadeias produtivas locais

Os critérios de seleção abrangeram a participação de mulheres no negócio, a inclusão de jovens e o compromisso com práticas sustentáveis. Também foram considerados o potencial do empreendimento gerar renda e trabalho para moradores da região, além da capacidade de firmar parcerias com outros empreendedores locais, organizações sociais e poder público.

A proposta do Fundo Zona Leste Sustentável é beneficiar empreendedores que não conseguem acessar o crédito tradicional. Boa parte das propostas pleiteia compra de equipamentos, suprimentos, insumos e matérias-primas. Com os recursos financeiros e formações técnicas, a ideia é fortalecê-los para ganhar competitividade no mercado.

“Outro objetivo do Fundo é estimular a formação de cadeias produtivas locais”, explica Gabriel. “Neste segundo edital, percebe-se que dois segmentos (alimentação e confecção) começam a despontar como promissores na região, cujos projetos apresentam características de complementaridade e grande potencial de interação.”

Tirando a gráfica B&V, que é uma microempresa, os demais são informais e dividem-se em: duas associações, dois empreendimentos individuais e dois microempreendimentos individuais. A seguir, mais detalhes dos projetos.

ALIMENTAÇÃO

Je Suis Gastronomia e Eventos:microempreendedor individual de São Miguel Paulista, especializado em coffee-break coorporativo

Mão de Mãe: empreendimento individual, situado no Itaim Paulista, que produz doces, salgados e outros produtos diet para comercialização

ARTESANATO