Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

12º Encontro de Cultura Caipira alia atrações contemporâneas à tradição popular

@Comunicacao

21 de junho de 2018
Compartilhar:

Já é tradição. Há 12 anos, todo mês de junho a Fundação Tide Setubal realiza o Encontro de Cultura Caipira, e em 2018 não poderia ser diferente. Entre os dias 29 de junho e 1 de julho, a Praça Morumbizinho, em São Miguel Paulista, receberá o evento. A maior mudança na 12ª edição do Encontro de Cultura Caipira estará nas atrações musicais. “Como parte da reestruturação que a Fundação Tide Setubal está fazendo em sua área de cultura, decidimos dar um viés pedagógico maior ao Encontro, mostrando como a cultura caipira está mais presente em nossas vidas do que acreditamos”, afirma Marcio Black, especialista em cultura da Fundação Tide Setubal.

 

Para isso, o evento conta este ano com uma nova parceria junto ao C de Cultura, que tem como principais objetivos promover a diversidade cultural e a biodiversidade. “Buscamos divulgar para um número maior de pessoas o que entendemos ser a promoção da diversidade a partir da aproximação de artistas que estão no contexto das culturas tradicionais e de artistas que trabalham em um cenário contemporâneo”, conta o músico, educador e pesquisador Leonardo Mello, um dos fundadores do C de Cultura. Para trazer um caráter educativo ao Encontro de Cultura Caipira, Leonardo fará as vezes de mestre de cerimônias,  com informações ao público entre as atrações.

 

 

Na sexta-feira, dia 29 de junho, o Trio Rastapé Flor de Muçambê, grupo muito querido da comunidade, animará o público com sucessos do forró. No sábado, o músico Ricardo Vignini tocará na viola uma mistura de música caipira com ritmos contemporâneos, e o grupo de samba rural Sambaqui, mostrará como o pagode que conhecemos hoje tem raízes na cultura tradicional do interior de São Paulo. Para finalizar a noite, o show musical de Alvimar e Zé Trabuco trará um som inspirado na cultura caipira tradicional das roças e fazendas localizadas no interior de grandes estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No domingo, o Trio da Luaa presenta composições do forró tradicional emúsicas autorais.

 

Além de conhecer mais sobre o repertório artístico e ritmos novos, que conectam São Miguel às tradições nordestinas e do interior paulista, os participantes poderão comer as comidas típicas e brincar nas diferentes barracas dedicadas às crianças.  “Essas festas são fundamentais, ainda mais nesse momento em que a gente vive. A rua é um espaço livre gratuito, democrático, de interação, onde a diversidade se expressa, gerando um sentimento de pertencimento à cidade, de cuidado e responsabilidade”, afirma Leonardo.

 

Não perca essa festa!

 

 

Programação:

 

::: 29/06 – Sexta-Feira – das 18h às 22h

18h – Abertura

19h – Trio Rastapé Flor de Muçambê

22h – Encerramento

 

::: 30/06 – Sábado – das 14h às 22h

Mestre de Cerimônia: Leo Mello (C de Cultura)

17h30 – Abertura

18h – Ricardo Vignini

19h30 – Sambaqui

20h40 – Alvimar e Zé Trabuco

22h – Encerramento

 

::: 01/07 – Domingo – das 14h às 22h

17h30 – Abertura

18h – Trio da Lua

20h30 – Trio Rastapé Flor de Muçambê

22h – Encerramento

 

Serviço:

Praça Fortunato da Silveira (Praça do Morumbizinho) – São Miguel Paulista

Entrada gratuita


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.