2º Festival de Esporte do CDC Tide Setubal agita o feriado de 1º de maio

4 de maio de 2010

No feriado comemorativo ao dia do trabalhador, o CDC Tide Setubal realizou uma grande festa de esporte e cultura. Com a presença de cerca de 1400 pessoas,  o 2º Festival de Esportes, parte integrante do calendário do Programa Clube Escola, promoveu a interação do público do CDC com crianças e jovens de outras instituições da região de São Miguel Paulista. O evento contou com a presença  dos integrantes do Clube Escola do CDC e alunos da EMEF Profº. Flávio Augusto Rosa, da EMEF Epitácio Pessoa, Clube Escola Curuça, da E.E. Tide Setúbal, o Liceu Camilo Castelo Branco, além de pais e outros espectadores. Durante todo o dia, foram realizados torneios de futsal, basquetebol, vôlei, handebol, futebol society (categorias sub-12 e sub-16), xadrez, tênis de mesa, além de apresentações de tai chi chuan, dança, ginástica artística, teatro e circo.

Segundo Emerson Tolintino, coordenador de esportes do CDC, foi por meio das conversas com os participantes do Clube Escola que surgiu a idéia de se realizar um evento que proporcionasse a troca de experiência com jovens de outros equipamentos esportivos e escolas da região. “Percebemos que a realização do festival contribuiria para o sentimento de pertença em relação ao espaço e seria também uma forma de trabalhar a auto-estima, o espírito de cooperação e o respeito entre os colegas”.

Com trabalho desenvolvido a partir dos conceitos do esporte educacional, que visa o desenvolvimento integral do indivíduo, foi possível aproveitar a proximidade da Copa do Mundo para ampliar outras discussões. “Um mês antes do evento, passamos a expor, durante as aulas, informações sobre a cultura e curiosidades dos países que participarão da Copa.”

Essas discussões se transformaram em atividades dentro do evento. Cada time, representou um país e antes de entram em campo confeccionaram suas respectivas bandeiras O Clube Escola alia educação, esporte e artes na perspectiva educativa interdisciplinar. “A interdisciplinaridade pressupõe uma relação de diferentes áreas, com seus diferentes profissionais e tem como objetivo a formação humana, utilizando-se de seus saberes e do intercâmbio entre eles para atingir a educação cidadã”, destaca Marcelo Ribeiro, gestor do CDC Tide Setubal.

Para ele , o Festival de Esportes foi além da simples proposta de oferecer à comunidade um dia de atividades esportivas. “O CDC é um espaço esportivo e cultural, nosso compromisso é com a inclusão e a participação, essa premissa está em acreditar que qualquer pessoa, a partir de valores já existentes no seu cotidiano, pode aprender algo novo com suas possibilidades e limites, algo  que vai além das habilidades motoras e dotes artísticos, técnicos e táticos”.

Michela Vasconcelos de Oliveira, professora da EMEF Professor Flávio Augusto Rosa, uma das instituições convidadas, ressalta que o evento foi ao encontro das questões trabalhadas com os jovens na escola. “Acreditamos que o esporte é um instrumento de educação e sociabilização. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem a ter novas atitudes de valor como cooperação e respeito, por exemplo”.

Muitos pais aproveitaram o dia ensolarado e de descanso para acompanhar seus filhos. Foi o caso de Luciana Pereira da Silva, mãe de Bianca, 10 anos e Gustavo 7 anos, ambos participantes do Clube Escola durante a semana. “O Festival está maravilhoso, pois proporcionou o encontro de pessoas com pensamentos e características diferentes. Estamos aqui desde cedo, meus filhos estavam super ansiosos para participar, este evento é um incentivo importante”, contou Pereira enquanto observava os filhos na apresentação da ginástica artística.