Projeto Diálogos Diversos parte para ações no território

Programas de influência

27 de setembro de 2024

Ao estabelecer diálogos diversos sobre diversidade e inclusão com lideranças e a população do Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, o Comitê de Diversidade da Fundação Tide Setubal intensifica suas ações em 2024 no bairro, onde se situa o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação, o grupo criou o projeto Diálogos Diversos. As ações são resultado direto dos diálogos e formações promovidos pelo Comitê de Diversidade ao longo de 2023, no Galpão ZL, buscando promover uma transformação social real e sustentável.

Nesse sentido, a ação foi composta por um ciclo composto por quatro encontros formativos realizados no Galpão ZL, que serviram como base para as ações de 2024. Esses encontros abordaram temas fundamentais, tais como:

1. Gênero e Afeto: Discutiu-se a importância de novas formas de expressão afetiva e a desconstrução de padrões tradicionais de masculinidade e feminilidade;
  2. Envelhecimento e etarismo: Um diálogo sobre as percepções e desafios enfrentados pelos idosos, especialmente no que diz respeito ao preconceito etário;
  3. A importância da diversidade para a saúde mental: O encontro destacou como as diferenças de gênero, raça e condição social afetam a saúde mental e como é possível criar, então, espaços mais inclusivos e acolhedores para todos;
  4. Entre a raça e a raiz: Refletiu sobre migração, refúgio e o exílio dentro do contexto brasileiro, explorando como esses fatores impactam as comunidades periféricas.

Por meio desta iniciativa, oito organizações locais desenvolvem projetos focados em diversidade e inclusão, financiados com capital semente, de R$ 1.250, disponibilizados para o desenvolvimento de suas ideias. Com temas que abordam racialidade, envelhecimento e etarismo, gênero, afeto e sexualidade e saúde mental e neurodiversidade, a iniciativa busca, desse modo, consolidar o compromisso da Fundação com a justiça social e o fortalecimento das periferias. Mentorias quinzenais acompanham a implementação dos projetos, garantindo impacto e continuidade das ações.

Fabiana Tock, coordenadora do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal, é uma das integrantes do comitê. Ela nos conta que essas ações estão calcadas, então, nos 15 compromissos que a Fundação lançou na sua Política de Diversidade e Inclusão. “Um destes compromissos é sensibilizar o público que frequenta o Galpão ZL para os temas da diversidade e inclusão”. As formações realizadas em 2023 foram, desse modo, essenciais para a continuidade das ações do comitê.

“Havia um grupo muito sensibilizado com os temas após as formações. Por isso, resolvemos organizar esse apoio às organizações e coletivos para que a teoria se transformasse em prática”, destaca Fabiana.

Organizações envolvidas e ações em destaque

Quadro Preto, CRAS São Miguel, Cria na Vila, Guardiãs do Território, Ciclolog, CEI Jardim Lapenna e o GT de Juventude do bairro foram as organizações selecionadas. Esses grupos, já atuantes na região, desenvolvem ações práticas que dialogam com os temas debatidos nos encontros formativos de 2023. Entre as iniciativas estão:

1. Marchas nas ideias;
  2. Na cor da ansiedade;
  3. Movimento entre gerações;
  4. Afrobrasilidade;
  5. Plantando amor e colhendo carinho;
  6. Afeto no território;
  7. Cuidando das mães;
  8. Peças para jovens.

Mentorias e encontros quinzenais

A implementação dos projetos é acompanhada, então, por duas mentoras: Jessica Cerqueira e Andréa Regina Marques Chamon, que orientam os coletivos em suas estratégias e práticas. Malu Gomes, responsável pelo Ponto de Leitura do Jardim Lapena, acompanha de perto esse processo do Diálogos Diversos. “Todo mundo envolvido no projeto está bastante engajado. Este momento das mentorias tem sido importante para que cada um possa afinar suas propostas e pensar como colocá-las em prática”, conta Malu.

Desse modo, as mentorias ocorrem quinzenalmente e a divisão ocorre de acordo com os temas centrais. O objetivo dessas mentorias é garantir que as ações sejam coerentes com as realidades do território e que tenham impacto positivo e mensurável.

Danilo Eustáquio, que lidera o projeto Na cor da ansiedade, é o primeiro a iniciar suas ações. Com a ação já estruturada, pode promover, então, o primeiro encontro e ir para a prática. “ O projeto propõe encontros terapêuticos com homens negros para abordar como o racismo impacta a saúde mental e contribui para a ansiedade. Precisamos visibilizar esse tema e contribuir com quem passa por ele”, diz.

Assim sendo, aconteceu, em 21 de setembro, uma roda de conversa com a presença do psicanalista Lucas Atílio. Houve, durante o encontro, discussões sobre os efeitos do racismo na vida emocional dos homens negros. “O projeto pretende ainda produzir um documentário para ampliar o alcance das discussões”, completa.

Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Tide Setubal

A Fundação Tide Setubal promove a justiça social e o desenvolvimento sustentável das periferias urbanas. Desde 2020, com a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão, a Fundação adotou uma Política de Diversidade e Inclusão que visa, então, combater todas as formas de discriminação, sejam de raça, gênero, sexualidade ou condição social.

Essa política não é apenas um guia interno: nesse sentido, ela se estende às relações com fornecedores, prestadores de serviços e parceiros da Fundação.

Assim sendo, o objetivo é garantir, enfim, que os valores de diversidade e inclusão permeiem todos os aspectos do trabalho da instituição. “A Política de Diversidade e Inclusão deve ser pensada tanto interna quanto externamente”, afirma Mirene Rodrigues, gerente de Desenvolvimento Organizacional da Fundação.

Esses encontros não só geraram reflexões profundas, como também motivaram a criação de ações práticas, como as que estão sendo realizadas em 2024. A intenção da Fundação Tide Setubal é continuar expandindo essas iniciativas, sempre com o objetivo de reduzir as desigualdades e promover um desenvolvimento sustentável para as comunidades periféricas.

2024: transformação em andamento

Com o apoio do Comitê de Diversidade e Inclusão e as ações do Diálogos Diversos, a comunidade do Jardim Lapena se vê mais fortalecida para, enfim, enfrentar os desafios sociais que perpetuam as desigualdades.

Finalmente, como arremata Malu Gomes, “essas ações são fundamentais para o território e reafirmam o compromisso da Fundação Tide Setubal com a inclusão e a promoção da justiça social, impactando vidas e transformando nossas realidades.”

Por Daniel Cerqueira