Caminhabilidade
O conceito de caminhabilidade, em tradução livre do inglês (walkability) relaciona-se com a infraestrutura de um determinado território e o modo como possibilita a população a caminhar nas vias desse mesmo espaço.
De acordo com o portal ArchDaily, a compreensão sobre caminhabilidade diz respeito à “capacidade do espaço público de permitir o ato de caminhar”. Desse modo, pode-se considerar, segundo a definição do mesmo portal, a inclusão “tanto atributos físicos e construtivos quanto sensoriais, que dependem exclusivamente da percepção de quem caminha”.
Nesse sentido, ao mesmo tempo em que a infraestrutura das vias, como o tamanho e o estado de conservação das calçadas, tem papel central para a possibilidade de pessoas locomoverem-se em um determinado local, deve-se considerar demais variáveis.
Assim sendo, alguns dos atributos que devem ser considerados quando se fala em caminhabilidade contemplam a iluminação das vias – ao pensar-se na locomoção noturna. Outros aspectos consistem na conexão com equipamentos públicos e nível, tais como escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS); e quão seguras crianças estarão, por exemplo, para trafegar nesse mesmo território.
Logo, parâmetros satisfatórios referentes à caminhabilidade têm relação direta com a qualidade de vida da população. Essa perspectiva contempla, desse modo, o fácil acesso da população a serviços públicos e a garantia de condições elementares para trafegar sem temer o risco de acidentes ou de ameaça à própria segurança.
Um exemplo de caminhabilidade, enfim, compreende as obras que ocorrem no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo. Como consequência da mobilização resultante do Plano de Bairro do território, as intervenções, que visam promover melhorias na qualidade de vida da população do local, acontecem por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Secretaria de Obras e de Urbanismo e Licenciatura (SMUL), Fundação Tide Setubal e a população do Jardim Lapena.
As obras de caminhabilidade em andamento no Jardim Lapena contemplam a garantia de melhor caminhabilidade no bairro por meio da requalificação de espaços públicos, como ruas e praças. Por fim, o foco é articular o território entre os equipamentos públicos e sociais instalados no bairro.