Temporada 4 da websérie ‘Caminhos pela Equidade Racial’

7 de agosto de 2025
Compartilhar:

A temporada 4 da websérie Caminhos pela Equidade Racial tem como objetivo mostrar estratégias de enfrentamento ao racismo nos campos do trabalho e do investimento social privado (ISP).

 

Com realização da Fundação Tide Setubal, por meio da Plataforma Alas, e desenvolvimento pela Bonita Produções, a série aborda tais temas em cinco episódios.

 

Desse modo, a temporada 4 da websérie Caminhos pela Equidade Racial conta com apresentação da jornalista Adriana Couto. Os episódios passam, então, por aspectos como quais impactos históricos e estruturais do racismo, em nível profissional, sobre pessoas negras.

 

Além disso, outros temas abrangem os caminhos trilhados para assegurar acesso digno, justo e representativo para oportunidades de crescimento profissional para essas pessoas profissionais. E, desse modo, identificar alternativas para apoiar o desenvolvimento de lideranças negras em espaços de poder e de decisão.

 

Confira a seguir o convite de Viviane Soranso, coordenadora do Programa Lideranças Negras e Oportunidades de Acesso da Fundação Tide Setubal, para assistir à websérie.

 

 

Tópicos em favor da equidade racial

Os cinco episódios da temporada 4 da websérie Caminhos pela Equidade Racial abordam os seguintes tópicos:

 

Equidade racial no trabalho: direções a seguir

O que significa, na prática, promover equidade racial dentro do ambiente de trabalho? Quais caminhos já foram trilhados – e quais ainda precisam ser abertos – para garantir que pessoas negras tenham acesso digno, justo e representativo às oportunidades profissionais?

 

O episódio de estreia apresenta um panorama das desigualdades raciais no campo do trabalho, seus impactos históricos e estruturais. Nesse sentido, trata-se de um convite à reflexão sobre quais direções devem ser seguidos para mudar essa realidade.

 

Conhecer para fazer: censo interno, diagnóstico e avaliação em prol de políticas organizacionais para equidade racial

Toda transformação começa pelo reconhecimento da realidade. Mas como as organizações podem conhecer verdadeiramente suas equipes e estruturas para que a equidade racial seja uma prática – e não apenas um discurso?

 

O segundo episódio retrata o papel estratégico do censo interno e das ferramentas de avaliação organizacional como instrumentos fundamentais para implementar políticas que enfrentam desigualdades raciais. Assim sendo, o vídeo mostra como o uso de dados pode inspirar mudanças profundas e sistêmicas.

 

Contratação, estrutura organizacional e acolhimento: como qualificar o acesso da população negra ao mercado de trabalho?

Garantir acesso ao mercado de trabalho não é suficiente: é preciso garantir que esse acesso seja justo, acolhedor e sustentável para a população negra. Mas como reestruturar organizações para que isso aconteça?

 

O terceiro episódio discute, então, a importância de rever práticas de contratação, repensar estruturas organizacionais. Idem criar culturas institucionais que realmente promovam o acolhimento e o desenvolvimento de profissionais negros. Trata-se, afinal, de um passo fundamental no caminho coletivo pela equidade.

 

Ambiente seguro: trabalho de enfrentamento ao racismo

Ambientes de trabalho podem ser territórios de crescimento, mas também podem reproduzir estruturas de exclusão. O que define, então, um ambiente profissional seguro para pessoas negras?

 

Esse é o mote deste episódio da temporada 4 da websérie Caminhos pela Equidade Racial. O programa reflete, então, sobre como organizações podem estruturar ações concretas para enfrentar o racismo institucional. Essa abordagem passa também por prevenir violências e construir espaços verdadeiramente diversos, saudáveis e respeitosos.

 

Ser ou parecer antirracista? Comunicação e posicionamento público sobre equidade racial

Em tempos de engajamentos públicos e redes sociais, posicionar-se é uma ação estratégica e ética. Mas como garantir que o que se comunica reflete, de fato, as práticas institucionais?

 

O episódio de encerramento da série aborda a importância da comunicação como ferramenta política no combate ao racismo. Alguns tópicos abrangem, finalmente, coerência, responsabilidade pública e o impacto de uma comunicação alinhada com a equidade racial – de dentro para fora das organizações.

 

Para dar o play

Por fim, assista aos episódios da temporada 4 da websérie Caminhos pela Equidade Racial.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.