A publicação Ancestrais do Futuro – Uma experiência de apoio e fortalecimento de produções audiovisuais das periferias apresenta o processo de desenvolvimento da websérie Ancestrais do Futuro.
A websérie conta com cinco temporadas, sendo a primeira veiculada no início de 2022 no Enfrente, o canal da Fundação Tide Setubal no YouTube, e foi idealizada pela Comunicação Estratégica e a área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação. Ainda, a iniciativa conta com coautoria do Programa Democracia e Cidadania Ativa.
Nesse sentido, a iniciativa objetiva mostrar as dinâmicas diversas da mobilização das juventudes brasileiras em seus respectivos territórios.
Vale destacar que a websérie se trata de uma iniciativa estratégica voltada para o fortalecimento da comunicação de causas no Brasil, com ênfase na descentralização e democratização do debate público. Desse modo, a metodologia aplicada pelo programa, e explicada na publicação Ancestrais do Futuro, busca enfrentar desafios estruturais de financiamento. E promove-se, então, impacto em diversas dimensões da comunicação territorializada e culturalmente enraizada.
Construção coletiva
A publicação Ancestrais do Futuro mostra como o desenvolvimento da websérie homônima consiste em metodologia para apoio a coletivas de audiovisual das periferias de todo o Brasil.
Assim sendo, o material mostra etapas diversas para o desenvolvimento de cada temporada. Tais passos abrangem etapas como o chamamento para cada coletiva por meio de carta-convite para participar de ciclo formativo chamado Lab Enfrente. Essa formação consiste em masterclasses sobre temas diversos, como roteiro, edição, pós-produção e distribuição.
A partir dessa etapa, cada coletiva participante deve enviar a sua proposta de curta-metragem. Esse documento deve estar, então, em conformidade com o tema da temporada em questão e os aspectos apresentados durante as masterclasses. Após processo de curadoria e seleção, escolhem-se cinco curtas metragens e cada coletiva recebe apoio – em 2025, de R$ 20 mil – para a produção em conformidade com os parâmetros estabelecidos e a proposta enviada. Essa etapa, vale dizer, conta com mentoria para a realização.
Para além disso, desde 2023 as temporadas contam com eventos presenciais de lançamento com participações de representantes das cinco coletivas integrantes.
Outro ponto sobre a publicação Ancestrais do Futuro diz respeito aos destaques para cada temporada – em âmbitos geográfico e temático.
Sobre a publicação Ancestrais do Futuro
Baixe em nosso site a publicação Ancestrais do Futuro – Uma experiência de apoio e fortalecimento de produções audiovisuais das periferias.
Por fim, confira também no canal Enfrente as cinco temporadas da websérie Ancestrais do Futuro.
