Abertura do Festival transforma São Miguel em uma grande festa literária

19 de novembro de 2010

Um dia de sol e muitas surpresas marcaram a abertura do Festival de Livro e Literatura de São Miguel, realizado pela Fundação Tide Setubal. O evento, que esse ano ganhou as ruas e diferentes espaços públicos da região, surpreendeu os moradores do bairro logo ao amanhecer, com árvores carregadas de livros. Quem passou pela Praça Padre Aleixo, pode escolher um livro e levar para casa. Nos pontos de ônibus, intervenções teatrais e poetas espalharam suas criações. No Mercado Municipal de São Miguel, artistas interagiram com quem havia ido às compras e levou para casa um pouco da arte local. Estações de Trem, Pontos de Leitura, praças se integraram em um ir e vir de muitas histórias, poesias, personagens.

No Clube da Comunidade Tide Setubal, as Conversas com Autores abordaram a história das telenovelas e a Literatura Negra na Literatura Brasileira. Vida Alves, atriz que deu o primeiro beijo na televisão, se disse encantada com a presença do público e se surpreendeu com a beleza da região, até então desconhecida por ela. Vida, José Roberto Sadek e Daniela Jakubazko abordaram o papel social da novela e as interferência da arte de contar histórias na vida dos brasileiros.

Na segunda mesa do dia, Oswaldo de Camargo destacou a importância de se fazer uma grande amizade com a literatura, que é capaz de transpor, de aliviar angustias, de vencer preconceitos. “A literatura negra foi uma forma de romper com o silêncio que era imposto a nós”, destacou. Para Allan da Rosa, os negros estiveram no avesso do branco. “Mas, nunca nos faltou poesia, porque a poesia vem muita antes das páginas. A palavra sempre esteve presente”.

Hoje, a festa continua. Confira a programação e venha participar!

Na próxima semana, você terá aqui a cobertura completo