Edital divulga em 2 de junho 15 ONGs selecionadas para curso de gestão

30 de maio de 2011

No dia 2 de junho, a Fundação Tide Setubal divulga o resultado do edital 2011 que selecionará quinze organizações sem fins lucrativos para curso de gestão. Puderam se inscrever entidades situadas na região das Subprefeituras de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, com projetos e programas em uma das seguintes áreas: assistência social, cultura, educação e esportes, tendo como público-alvo crianças, adolescentes e jovens.

O curso de gestão, que durará seis meses, é promovido pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o FICAS, organização da sociedade civil que desenvolve e aplica metodologias destinadas às ONGs de base comunitária. Com carga horária total de 142 horas, a formação apresentará conceitos e ferramentas que colaborem para a melhoria da gestão da entidade e, consequentemente, para sua sustentabilidade. Serão trabalhados assuntos como mobilização e gestão de recursos, elaboração de projetos e avaliação. A intenção é dar suporte para que as instituições desenvolvam e implementem um plano interno de gestão.

“O objetivo desse novo edital é fortalecer a estrutura organizacional das entidades locais. Percebemos, ao longo desses cinco anos de atuação na zona leste, e com o retorno das organizações apoiadas pelo edital 2010, que há várias demandas em gestão. Mais do que financiamento direto a um projeto, as ONGs necessitam de instrumentos para potencializar a sua administração e as suas ações no território. O curso será útil para captarem recursos e para realizarem novas parcerias”, explica Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal.

Lições de parceria

Apostando em uma visão de “fazer com”, a Fundação vem estabelecendo parcerias com organizações locais, realizando apoio financeiro ou técnico, para fortalecê-las institucionalmente e para contribuir com as ações em prol da melhoria da qualidade de vida da região. “Os editais da Fundação permitem a concretização de boas ideias que existem na periferia da zona leste. Dão possibilidades para pequenas organizações locais caminharem para a sustentabilidade e mostrarem o seu trabalho”, disse Evandro Colasso, coordenador dos projetos culturais do Instituto União Keralux, que participou e recebeu apoio no edital 2010 com a iniciativa “Várzea do Tietê”, a qual capacitou vinte jovens em artes gráficas. “A Fundação acreditou em nosso sonho. Agora, com esse novo edital, está acreditando em outros sonhos. Será uma oportunidade para as entidades refletirem sobre sua missão e sua atuação e conseguirem mais independência”, enfatizou Evandro.

Para o coordenador cultural do Keralux, a parceria com a Fundação em 2010, além da viabilização do projeto, proporcionou aprendizados em prestação de contas e na elaboração de projetos. “Foi uma semente plantada na Várzea. Outro resultado positivo é que 40% dos jovens hoje estão no Programa Jovens Urbanos, continuando  a sua formação”, complementou Evandro.

Perfil do novo edital

De 8 de junho até dezembro, dois representantes das 15 organizações selecionadas pelo novo edital frequentarão uma vez por semana as aulas, que serão realizadas no CDC Tide Setubal, às quartas-feiras, das 9h às 13h. Os encontros terão uma parte expositiva teórica e exercícios práticos relacionados ao dia a dia da entidade. Haverá ainda duas oficinas, nas dependências das organizações integrantes do programa. “Será uma orientação in loco, para disseminar conhecimento para outros membros da entidade, e também será uma chance de nos aproximarmos da realidade das organizações e trazermos novas informações”, explicou Paula.

O edital prevê ainda um incentivo aos selecionados. Ao longo dos seis meses de curso, cada participante receberá uma bolsa-auxílio, oferecida pela Fundação Tide Setubal, no valor de R$ 200 mensais. Outros R$ 300 mensais irão para a organização custear materiais, transporte e outros, e a mesma precisará prestar contas da aplicação desse incentivo. “É uma forma de estimular a participação das entidades e de auxiliar na liberação do funcionário para a atividade externa”, disse Paula.