Ação Família intensifica ações de empregabilidade e geração de renda

16 de fevereiro de 2011
O Ação Família, programa da Fundação Tide Setubal, oferecerá ao longo deste ano módulos de culinária com foco no empreendedorismo e curso de hidráulica para capacitação profissional. “Não podemos trabalhar a melhoria na qualidade de vida sem nos preocuparmos com a geração de renda”, afirma Lucia Amadeo Saboya, coordenadora do programa, cujas atividades visam à autonomia, melhoria da qualidade de vida e ao empoderamento das famílias do Jardim Lapenna e do Jardim São Vicente, em atividades com base em educação, saúde e habitabilidade.

Desde 2009, a Oficina Escola de Culinária realiza aulas gratuitas no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna. Agora, elas incluirão noções de empreendedorismo. “Continuaremos desenvolvendo as habilidades dos participantes na cozinha, mas queremos também que coloquem seu talento à prova, comercializando os produtos ou se inserindo no mercado de trabalho na área de gastronomia”, ressalta Lúcia.

As aulas, ministradas por profissionais do SESI, tratarão de tópicos como: composição de preço, controle e manutenção de estoque de alimentos, embalagens, transporte e congelamento de produtos. A formação também foi desenhada para atender nichos e demandas de mercado. Haverá um módulo chamado Especial Páscoa, para ensinar o grupo a preparar e vender produtos típicos desta época. Outros módulos contemplarão comidas de boteco, culinária árabe, geléias e compotas, kit de festas. Com duração total de 10 horas, cada um certifica cerca de 40 participantes.

Capacitação profissional

Outra frente do Ação Família são as capacitações profissionais aos moradores da zona leste. Em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), haverá neste semestre curso de instalações hidráulicas residenciais. A formação tem carga horária de 32 horas, acontecerá em fins de semana, das 8h às 13h, no campus de São Miguel, sob responsabilidade do Departamento de Engenharia Hidráulica da Unicsul. Uma pesquisa entre os 27 inscritos mostrou que grande parcela (71%) procurou o curso para se qualificar visando novas chances de trabalho ou aperfeiçoamento de técnica que já utilizam no emprego.

Este módulo encerrará o ciclo de formações voltadas para construção civil. Em 2009, houve o que abordou reformas de pequeno porte, como colocação de telhados, portas, instalação de janelas. Em 2010, o foco foi para instalações elétricas residenciais. “Aprendi muito, mas o curso também foi uma ótima oportunidade para cumprir a exigência do mercado por um certificado”, ressalta Antonio Ricardo da Silva, um dos 21 concluintes da turma de elétrica. Para Edson da Silva, a qualificação rendeu um aumento salarial, além de economia na conta da energia, pois trocou toda a fiação de sua casa.