Fundação Tide Setubal
Imagem do cabeçalho
Imagem do cabeçalho

FTS e Instituto Alana levam programa Ação Família a São Miguel

@Comunicacao

24 de junho de 2008
Compartilhar:

Ampliar a autonomia e melhorar a qualidade de vida das famílias dos jardins Lapenna, Pantanal e São Vicente são os principais objetivos do Ação Família São Miguel. O programa, que será lançado oficialmente em novembro, é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal e do Instituto Alana, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo (SMADS), a Sub-Prefeitura de São Miguel, a Nitro Química e a Votorantim Metais.

 

O programa segue os mesmos parâmetros do Ação Família que vem sendo implantado pela SMDAS em outras regiões da cidade. Em São Miguel, foram cadastradas e serão atendidas 300 famílias com elevado índice de vulnerabilidade social (segundo classificação da Fundação Seade). São famílias que, por diversos motivos, não têm recursos e não conseguem atendimento a necessidades básicas de saúde, educação e até retirada de documentos, como registro dos filhos, certidão de casamento e carteira de trabalho.

 

Cada unidade do programa será coordenada por um técnico da área de psicologia ou assistência social e contará com uma equipe de Agentes Sociais – jovens que visitarão, de casa em casa, as famílias que estão no programa.

 

 

Participação da comunidade

 

Segundo a presidente da Fundação Tide Setubal, Maria Alice Setubal, a idéia é que todos os moradores participem das atividades, mesmo aqueles que não estejam diretamente no programa. “Um dos pressupostos de todos os parceiros envolvidos no programa é que o fortalecimento dos laços afetivos, comunitários e de convívio social permitirá que as famílias se desenvolvam e saibam encontrar de maneira coletiva soluções para melhoria da sua qualidade de vida e também do bairro. Por isso, teremos atividades abertas a toda a comunidade. Qualquer morador poderá participar das reuniões, dos encontros, das festas ou trazendo informações sobre o atendimento no serviço público da região”, afirma Maria Alice.

 

As atividades abertas à comunidade incluem conversas, reuniões, terapia comunitária, encontros de capacitação e debates. Elas terão a participarão de especialistas e, principalmente, das famílias do bairro. “Além disso, teremos as Comissões Locais em cada unidade. Serão convidados a compor essas comissões os moradores e lideranças do bairro, diretores dos postos de saúde, de escolas e hospitais, representantes da polícia, líderes religiosos e outras pessoas que participem do cotidiano da comunidade. Eles terão o papel de apoiar o andamento do programa”, explica a Ana Lucia Vilela, presidente do Instituto Alana.

 

Informações sobre as atividades, como contribuir e participar do Ação Família São Miguel podem ser obtidas com os Agentes Sociais ou em uma das unidades do programa.

 

 

Serviço

 

O que é: Programa Ação Família São Miguel

 

Realização: Fundação Tide Setubal e Instituto Alana, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Sub-Prefeitura de São Miguel Paulista, Nitro Química e Votorantim Metais.

 

Quando: a partir outubro

 

Quem: Todos os moradores e as 300 famílias cadastradas dos jardins Lapenna, Pantanal e São Vicente

 

Onde: Jardim Lapenna – Galpão de Cultura e Cidadania, Rua Serra da Juruoca, s/n (ao lado da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna); Jardim Pantanal – Instituto Alana, Rua Borboleta Amarela, 481; Jardim São Vicente – Clube da Comunidade Tide Setubal, Rua Mário Dallari, 170.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência de usuários e usuárias que navegam por nosso site.
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você estará concordando com esse armazenamento no seu dispositivo.
Para conferir como cuidamos de seus dados e privacidade, acesse a nossa Política de Privacidade.