Sarau Autoria Jovem estimula produção cultural em São Miguel Paulista

25 de março de 2011

Há mais de quatro anos, acontece, uma vez por mês, o Sarau Cultural Autoria Jovem no CDC Tide Setubal, no bairro de São Miguel Paulista. Trata-se de um espaço para os coletivos e jovens da região apresentarem suas produções culturais em música, artes cênicas, literatura e pintura. “Eles não são apenas consumidores de cultura, são também autores que manifestam e compartilham seus fazeres”, destaca Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

No início, o sarau envolvia os jovens participantes dos projetos e oficinas da Fundação Tide Setubal. Aos poucos, o espaço foi crescendo com o aumento da participação dos coletivos culturais da região e com a adesão de estudantes das escolas do entorno do CDC. “Hoje é um ponto de encontro e de referência para os jovens do bairro”, comenta Tião. “Há uma autonomia e espontaneidade na organização. Eles vão até lá e apresentam suas produções. Também criaram uma rede de comunicação para divulgar o evento, por meio de fanzine e Orkut.”

Troca de saberes

Roberto Custódio Freire, de 17 anos, vocalista da banda Forgotten, é um dos jovens envolvidos na divulgação do sarau. Ele participou da formação em teatro do Núcleo ArteCulturação, da Fundação Tide Setubal no ano passado, e costuma chamar colegas para ir ao CDC. “O espaço é excelente para expressar sua arte e encontrar amigos; convido toda minha galera.”

Para Ellyezer Santana Silva, de 42 anos, vocalista da banda Calada da Noite, a iniciativa representa um estímulo à produção cultural na Zona Leste e propicia um espaço rico em trocas. “O público interage com o pessoal do palco e vice-versa. O intercâmbio de idéias é fantástico”. Outro aspecto destacado por Ellyezer é o contato entre gerações. “Minha filha,de 20 anos, é baterista da banda e o baixista tem 26 anos. O público do Sarau é jovem e interessado em conhecer música. Para mim, o sarau também em um lado educativo.”

Edição sobre a mulher

Em 2 de abril, a partir das 19h, no CDC, haverá uma edição especial: o Sarau das Mulheres, em parceria com o Movimento de Mulheres de São Miguel. O encontro discutirá o papel da mulher na sociedade atual, por meio de rodas de conversa e de programação cultural. Dança, música, teatro e um recital poético abordarão a temática. O encerramento contará com o forró nordestino de Jocélio Amaro.

Para abril, também está previsto o primeiro Sarau do Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna. A idéia é que ele ocorra uma vez por mês, sempre nas primeiras sextas-feiras. No CDC, o próximo Sarau Cultural Autoria Jovem está agendado para 29 de abril, a partir das 19h.