Projetos da área de meio ambiente apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável

Cooperativa Caminho Certo

Perfil: coleta seletiva de resíduos sólidos

Localização: Vila Nova Curuçá

Planos para o futuro: “Nosso projeto prevê compra de esteira, que auxiliará na seleção do material. Assim, devemos vender mais e aumentar a renda dos cooperados. Também pedimos recursos para uniformizar quem faz coleta porta a porta. Com a identificação, podemos conseguir mais material. Já os computadores vão ajudar na nossa administração.”

Vandairis Lopes do Santos, membro do conselho administrativo financeiro

Cooperativa Nova Esperança

Perfil: coleta seletiva de resíduos sólidos

Localização: Jardim Ermelino Matarazzo

Planos para o futuro: “O investimento será aplicado na capacitação dos integrantes da cooperativa. Há muita rotatividade. Os cursos podem ajudar no desenvolvimento do empreendimento. Também pretendemos abrir um espaço de informática para os cooperados, com computadores e acesso à internet.”

Luiz Carlos Araújo, presidente

Coopersoll

Perfil: produção de aquecedor solar, tecnologia de baixo custo

Localização: Itaim Paulista

Planos para o futuro: “Os recursos do Fundo vão ser nosso capital de giro. Compraremos ferramentas e materiais para produzir os aquecedores solares de baixo-custo, criando um estoque. Podemos ainda multiplicar nosso conhecimento, com capacitações sobre essa tecnologia. Além disso, acreditamos que o acompanhamento do técnico será bastante válido.”

Ulisses Tobias, membro do conselho fiscal

Viveiro Escola

Perfil: produção de mudas e sementes, plantio, compostagem, manutenção de áreas verdes, paisagismo comunitário e educação ambiental

Tipo de empreendimento: empreendimento associativo informal

Localização: Jardim União de Vila Nova

Planos para o futuro:“Vamos mudar o terreno do viveiro. Os recursos vão ajudar neste processo. No novo espaço, falta praticamente tudo. É quase começar do zero. Lá desejamos fazer uma sementeira fixa e darmos início à comercialização de mudas, gerando renda para os integrantes do projeto.”

Iris dos Santos Pereira, associada