Jovens de São Miguel têm projeto selecionado pelo VAI

31 de março de 2009

O Projeto Rádio de Rua – Uma proposta de aproximação entre a escola e a comunidade, criado por nove jovens que participaram do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar em 2008, acaba de ser selecionado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), que tem como objetivo apoiar financeiramente atividades artístico-culturais de jovens de baixa renda de regiões da Cidade desprovidas de recursos ou equipamentos culturais.

O projeto nasceu da preocupação do grupo com os altos índices de evasão escolar entre jovens com idade entre 11 e 19 anos. Segundo dados do SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), cerca de 8% dos jovens abandonaram o ensino médio público.

Estimular a comunidade a conversar sobre educação e fazer com que alunos, pais e a escola se relacionem é um dos principais objetivos da proposta. “Com a Rádio de Rua, pretendemos fazer com que a comunidade converse com a escola e que os pais não participem apenas das reuniões, mas também do cotidiano da escola. A rádio será o canal para essa parceria” – disse Kleber William Lourenção Gomes, 19 anos, um dos idealizadores do projeto.

Para Raymara de Souza Marques, que participa do NCC em 2009, o projeto poderá intervir na comunidade de uma maneira diferente. “Como a transmissão da rádio será ao ar livre, haverá a oportunidade dos jovens e adultos participarem de um debate após a transmissão”.

As atividades propostas pelo projeto terão início no mês de maio e contarão com o apoio da Fundação Tide Setubal.