Moradores que participam do Projeto Nova Morada concluem formação

7 de maio de 2009

Formandos posam para foto em cerimônia de certificação na Unicsul (Fotos: Ana Carla da Silva)

Uma das ações que integram o Projeto Nova Morada é a formação dos moradores em operários da construção civil. Por meio de um curso ministrado pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) em parceria com a Fundação Tide Setubal, moradores da comunidade que já atuavam nesse segmento aprimoraram e ampliaram seus conhecimentos. Quem optou por seguir esse caminho recebeu novas informações para dar os primeiros passos. No último dia 25 de abril, os 16 alunos alunos que participaram da segunda turma, concluíram essa etapa de formação e receberam seus certificados em cerimônia realizada no auditório da Unicsul.

O projeto Nova Morada está ligado às ações do Programa Ação Família e foi desenvolvido a partir da constatação de que as famílias se encontram em situações de vulnerabilidade, em parte, devido à situação precária de habitação. O objetivo do projeto é formar os participantes para reformas de pequeno porte, como colocação de telhados e portas, instalações de janelas, ajustes das instalações elétricas e outras benfeitorias que venham a contribuir com a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida.

Todos os alunos são moradores dos bairros Jd. Pantanal, Jd. Lapenna e Jd. São Vicente, localizados em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Durante o curso, uma das propostas era utilizar aulas teóricas e práticas de construção civil para que eles pudessem realizar pequenas reformas em suas próprias casas. Segundo Guiné Silva, assistente do Programa Ação Família e coordenador do Projeto Novo Morada, o curso conseguiu ir além de uma simples formação. “Foi muito importante para o crescimento pessoal e profissional dos alunos e possibilitou, em alguns casos, a inserção no mercado de trabalho.”

Edileusa Maria da Silva, uma das duas mulheres participantes do curso,conseguiu novas oportunidade. “Depois do curso já fui chamada para fazer cinco trabalhos no Pantanal. O meu irmão vai pegar uma casa pra fazer e irá dividir o serviço comigo”, comemora.

Para alguns alunos, além da oportunidade de qualificação, o curso também é uma forma de reconhecimento da profissão. “As pessoas não valorizam os pedreiros, mas nós temos que nos dar valor, somos a base de tudo”, disse Jorge Cardoso, aluno do curso.

“Aprendi muito. Eu achava que somente do meu jeito era certo, mas aprendi que existem outras maneiras de fazer as coisas”, disse Luis Carlos da Silva, aluno do curso, sobre a importância de se qualificar.

Professor Samuel e Edileusa. Ela fala sobre suas conquistas após participar da formação