Fundação Tide Setubal participa do Fórum Social Mundial

29 de janeiro de 2009

De 27 de janeiro até 1º de fevereiro acontece em Belém do Pará a oitava edição do Fórum Mundial Social (FMS). Trata-se de um espaço aberto de encontro, não-governamental e não-partidário, plural e diversificado, que estimula a reflexão, a formulação de proposta, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos.

Para discutir cultura, esporte e educação, a Fundação Tide Setubal tem no evento dois representantes. André Moreira, psicólogo e coordenador do Projeto Futebol e Cidadania, apresenta no dia 29 a palestra: Futebol e Cidadania: esporte e educação entram em campo pela transformação social, uma proposta que une esporte e educação com o objetivo de promover a associação entre a prática esportiva e os valores como convivência social, limites, cooperação, união, regras, solidariedade e trabalho em equipe. O projeto é voltado para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Já Tião Soares, doutorando em Ciências Sociais, mestre em educação e coordenador de cultura, ministra, no dia 30, duas palestras: Auscultação Social – Um olhar sobre cultura como política e suas práticas no interior de projetos, uma metodologia que inter-relaciona cultura e educação e propõe pensar a cultura como uma política pública e Cultura e Educação – Pares para a sustentabilidade humana, uma proposta que leva em conta o despertar do entendimento do fazer saber, da compreensão do ser como produtor de sua própria cultura e, portanto, criando e fazendo fruir suas práticas e manifestações na sua localidade.

Este ano denominado de Fórum Social Mundial Amazônia 2009, o evento foi organizado pelo Conselho Internacional (CI), que atualmente conta com 129 organizações e é realizado pelo Grupo de Facilitação formado por 13 entidades que atuam no Comitê Oganizador e nos Grupos de Trabalho (GTs) de Comunicação, Metodologia, Inter-religioso, Mobilização, Cultura, e o Comitê Organizador do Acampamento da Juventude (COA).

Clique aqui e leia o artigo Futebol e Cidadania: esporte e educação entram em campo pela transformação social