5º Encontro de Cultura Caipira revela riqueza cultural do Brasil
Reisado, jongo, maracatu e outras expressões culturais brasileiras marcam a quinta edição da tradicional festa de São Miguel Paulista
O 5º Encontro de Cultura Caipira será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de julho (sexta, sábado e domingo), no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal, situado no Jardim São Vicente, em São Miguel Paulista. A partir das 17h, na programação, apresentações de grupos que resgatam músicas e danças populares do interior, além de barracas com comidas e bebidas típicas, jogos e brincadeiras. Aberto e gratuito, o arraial já virou tradição na localidade, atraindo pessoas de diferentes idades, em família ou em grupo de amigos.
“O objetivo é trazer uma panorama da diversidade brasileira. Por isso, todos os anos convidamos novos grupos que resgatam nossa cultura, procurando inovar o repertório do público, sempre com o intuito de revelar as raízes que formaram o povo brasileiro”, explica Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal e idealizador do evento.
Neste ano, o resgate de manifestações tradicionais será feito pelos grupos Maracatu Porto de Luanda, Cordão Folclórico Sucatas Ambulantes, Jongo de Tamandaré, Grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição e Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá. Outro destaque é a participação da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, além da tradicional quadrilha do CDC. Há espaço ainda para o Grupo Folclórico da Casa de Portugal e Grupo Taiko e seus tambores japoneses, o que revela a diversidade cultural presente no país (abaixo, programação completa).
Paralelamente ao passeio pelos ritmos, o Encontro proporciona uma saborosa viagem gastronômica, sempre a preços populares. Na quadra do clube, várias barracas de comidas prestigiam a cozinha do interior, com receitas tradicionais como cuscuz, pamonha, bolo de milho, tapioca e cocada. Já a cantina do CDC tem no cardápio pratos típicos, como baião de dois, galinhada, feijão tropeiro e escondidinho.
Uma atração à parte é a típica e genuína Casa Caipira, erguida em taipa e equipada com mobília e utensílios característicos do interior. Em toda a edição o público, ao entrar no clube, fica encantado quando depara com a construção. E também aprecia a decoração com fogueira, bandeirinhas, balões e o pau-de-sebo. Pescaria, argola e correio elegante completam a diversão.
A cada ano, a festa vem chamando a atenção do público de outros bairros da zona leste e da cidade, bem como de municípios vizinhos, caso de Guarulhos e de Itaquaquecetuba. “O encontro é uma referência no bairro. Além de crescer a cada edição, a expectativa é que a nossa preocupação conceitual se reverbere para outras festas. Já temos notado isso na região: organizadores de outros eventos nos procuram para obter indicações de grupos tradicionais”, conta Tião.
5º ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA Local: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dalari, 170 – Jd. São Vicente, São Miguel Paulista Data: 1º, 2 e 3/07/2011 (sexta, sábado e domingo) Horário:a partir das 17h Entrada: aberta e gratuita Tel.:(11) 2297-5969 Principais comes e bebes: tapioca, cuscuz, pamonha, bolo de milho, cocada, baião de dois, galinhada, feijão tropeiro, escondidinho, quentão, vinho quente (a preços populares). Brincadeiras e jogos: pescaria, argola, correio elegante (a preços populares). |
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 5º ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA DO CDC TIDE SETUBAL
Sexta-feira, 01/07
17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas, bebidas típicas e jogos
18h – Trio Flor de Muçambê
18h30 – Quadrilha Junina do Clube Escola
19h – Grupo Taiko (Tambores Japoneses)
20h – Grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição
21h – Grupo Cambaiá – Cia de Moçambique
21n30 – Banda Grave – Geladeira Revisitada Amarela e Vermelha
Sábado, 02/07
17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas, bebidas típicas e jogos
18h – Trio Flor de Muçambê
19h – Quadrilha Junina do Clube Escola
19h30 – Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá
20h30 – Orquestra Piracicabana de Viola Caipira
21h30 – Banda Semente Africana/Família da Nova
Domingo, 03/07
17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas, bebidas típicas e jogos
18h – Trio Flor de Muçambê
19h – Maracatu Porto de Luanda e Cordão Folclórico Sucatas Ambulantes
20h – Jongo de Tamandaré
21h – Grupo Folclórico da Casa de Portugal