Sintonia Cidadã une comunicação e esporte para estimular letramento

15 de agosto de 2011

Em 8 de agosto, a Fundação Tide Setubal deu início ao projeto Sintonia Cidadã – Núcleo de Comunicação Esportiva, com o propósito de preparar jovens para atender a demandas do mundo do trabalho no campo da comunicação e tendo em vista os grandes eventos esportivos que acontecerão no país (Copa do Mundo e Olimpíada).

Resultado da parceria de três núcleos da Fundação — Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, Mundo Jovem e Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel —, a iniciativa contará com debates sobre questões da juventude, oficinas de produção de jornal, edição de programas de rádio e TV e levantamento da memória esportiva do bairro.

O Sintonia Cidadã tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo, que, para garantir a participação dos inscritos, oferecerá, mensalmente, a cada jovem, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 280, dentro de seu programa denominado Bolsa-Trabalho.O primeiro grupo, composto por 15 participantes, na faixa etária dos 16 aos 20 anos, começou a formação no CDC Tide Setubal, em São Miguel Paulista, numa roda de conversa com dois profissionais da área de audiovisual com trabalhos focados na temática esportiva. A turma conheceu a experiência de Rogério Zagallo, responsável pela produtora independente Oka Comunicações e diretor dos documentários Juventus – Rumo a Tóquio e Primeiro Tempo, que mostrou seu trabalho sobre o time do Juventus e do Palmeiras, enfatizando a relevância da escolha do foco narrativo e da definição prévia da história que se deseja contar.

Já Marcelo do Ó, apresentador e narrador esportivo do Portal Terra e da Rádio 105 FM, destacou o valor do hábito da leitura para quem deseja trabalhar em rádio, uma vez que o principal instrumento para descrição de um fato são as palavras. Marcelo enalteceu a oportunidade oferecida aos jovens pelo projeto: “É ótima essa chance na idade de vocês. Mesmo que não sigam a carreira na área, os aprendizados ficarão para o resto de suas vidas”.

Ampliação de repertório

O Sintonia Cidadã nasceu das ações do Projeto Futebol e Cidadania, no qual, desde 2008, a equipe do Mundo Jovem, com o apoio de monitores de esporte, abordam diferentes temas entre os jovens que jogam futebol no CDC. As atividades lúdicas e reflexivas trabalham com assuntos como drogas, violência, sexo e trabalho. No segundo semestre de 2010, o NCC começou a realizar oficinas de comunicação com parte desse grupo, como a cobertura de uma partida de futebol, na qual os jovens se dividiram nas funções de repórter, comentarista e narrador.

Segundo Viviane Hercowitz, coordenadora do Mundo Jovem, as primeiras ações práticas surgiram para ampliar o repertório do grupo e para mostrar a importância do letramento no cotidiano. “Notamos que era essencial para esses jovens o desenvolvimento não só de habilidades corporais e esportivas, mas também da expressão verbal, o espírito crítico, a construção de opiniões. Focamos ainda no estímulo à leitura e escrita”, conta.

O Sintonia Cidadã dará seguimento a essa perspectiva, ao mesmo tempo em que incentivará o trabalho em equipe, a reflexão crítica e a participação social. O formato do projeto prevê três encontros semanais, totalizando 80 horas mensais de formação presencial e atividades práticas. As sextas-feiras estão reservadas para encontros do Mundo Jovem. Às segundas e quintas-feiras, os participantes terão oficinas oferecidas pelo NCC, quando experimentarão diferentes gêneros jornalísticos (reportagem, comentário, crônica) e meios de comunicação (rádio, TV, jornal). “No futuro, eles poderão criar seus próprios projetos ou trabalhar na área, tendo inclusive possibilidades de geração de renda”, acrescenta Andrelissa Ruiz, educadora do NCC.

Fazem parte ainda da formação encontros e saídas com o CPDOC São Miguel para mapeamento dos espaços públicos de esporte na região, captação de memória individual e coletiva do esporte em São Miguel Paulista e cartografia dos pontos históricos do bairro. A intenção é estimular a pesquisa sobre a história do bairro, seus principais problemas e potencialidades.

Leia a expectativa de alguns jovens em relação ao Sintonia Cidadã:

“Resolvi participar do projeto porque gosto de comunicação e de interagir com as pessoas. Quero aprender a editar vídeo e perder a timidez na hora de falar em público.”

Luana Félix Moreira, 16 anos, moradora do Itaim Paulista

“Às vezes, ficamos em casa sem fazer nada. Por que não aproveitar as oportunidades para ampliar o nosso conhecimento? Acho que vou gostar mais de produção de vídeo. No primeiro encontro, foi bem interessante ver um vídeo sobre futebol que mostra um outro lado da história.”

Alexander Batista de Oliveira, 17 anos, morador do Itaim Paulista

“Sou apaixonado por esportes. Aqui posso juntar dois interesses, o futebol e a comunicação. Quero aprender muitas coisas novas. Por exemplo, a diferença entre o texto de rádio e o de TV. De repente, posso até investir nessa carreira de comunicação esportiva.”

Deiveith Silva, 16 anos, morador do Jardim Lapenna