Fundação Tide Setubal na RIO + 20

18 de junho de 2012

A Fundação Tide Setubal desenvolveu oficinas para provocar reflexões e ações sobre o ambiente urbano e percepção sobre sustentabilidade com 45 jovens do Programa Jovens Urbanos dos bairros Jd Pantanal, Vila Itaim, Jd. Helena, e com 30 jovens do Jd. Lapenna dos projetos Sintonia Cidadã e Espaço Jovem. Foram 30 horas compostas de contextualização sobre equações sustentáveis, compreensão histórica do processo da ECO 92 até a Rio + 20, como também de captação de depoimentos intergeracionais que culminaram com produções audiovisuais.

Além disso, esse movimento educativo envolveu 05 escolas de São Miguel Paulista em atividades educomunicacionais. Cerca de 120 alunos e 65 professores do Projeto Jovem Comunica participaram de atividades voltadas à compreensão de que “Habitar é comunicar”, como estímulos para ressignificar a cidade, o planeta enquanto organismo, partindo do olhar para as relações comunitárias e a inserção de cada um nessa metageografia.

Para provocar o envolvimento da comunidade do Jd. Lapenna e educadores e educandos da Cidade A.E. Carvalho nos debates sobre sustentabilidade, o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar interveio com a Rádio de Rua na Feira do Jd. Lapenna abordando as pautas: Projeto “Escolas de Bicicletas”, “Como funciona a cidade” (urbanismo e Planejamento Ambiental) e “E.E Reverendo Urbano e suas iniciativas sustentáveis”. Clowns animaram o espaço urbano desde a manhã do dia 03 de junho, e uma visita da equipe do Programa Ação da Rede Globo provocou um diálogo entre os feirantes, comunidade e a rádio de rua.  Essas ações integraram a programação da Virada Sustentável.

No próximo dia 19, um grupo, formado por coletivos culturais da zona leste, jovens do Projeto Espaço Jovem e integrantes do Sintonia Cidadã, estará na Cúpula dos Povos acompanhando e registrando os debates da Rio +20. Acompanhe pelo nosso twitter @tidesetubal.