Alunos do curso Santeiros e Entalhes expõem trabalho

24 de junho de 2008

Obras de arte existem para serem apreciadas. E foi esse o destino de 60 esculturas barrocas em madeira, resultado do trabalho dos alunos do Curso Santeiros e Entalhes: Esculturas em Madeira, promovido pela Fundação Tide Setubal, em São Miguel Paulista, com apoio do Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial de São Paulo – Distrital São Miguel Paulista e da Associação Cultural Beato José de Anchieta.

De 18 a 25/9, as obras ficaram expostas na sede da Associação Comercial em São Miguel. De 28/9 a 7/10, foi a vez da Catedral de São Miguel Arcanjo receber os visitantes interessados nas peças.

O curso foi realizado gratuitamente de maio a setembro, sob orientação do mestre santeiro José das Mercês Paiva, o Mestre Paiva. Neste período, 37 alunos partiram da técnica do entalhe simples (portais e motivos existentes na Capela de São Miguel), evoluindo para trabalhos mais detalhados (rocalhas, tarjas), até a elaboração de anjos com traços barrocos. Além das aulas teóricas e práticas, eles participaram de palestras, projeções de vídeos e fotos sobre o barroco, arte sacra e visita a acervos de museus de arte sacra.