Analista de comunicação e produtor de conteúdo do site da Fundação Tide Setubal
Mara Salles ministra curso de saladas gastronômicas no Galpão do Jd. Lapenna
Pelo terceiro ano, a renomada chef do restaurante Tordesilhas, em São Paulo (SP), compartilhou com cerca de 20 alunos da Oficina Escola de Culinária seus conhecimentos na cozinha.
(Fotos Gustavo Porto)
Pelo terceiro ano, Mara Salles, a renomada chef do restaurante Tordesilhas, em São Paulo (SP), compartilhou com cerca de 20 alunos da Oficina Escola de Culinária seus conhecimentos na cozinha. No mês de agosto, ela ministrou o curso gratuito Saladas Gastronômicas, durante o qual introduziu a variedade de folhas à disposição para a montagem deste tipo de prato e ensinou cortes variados, molhos, temperos, combinações com frutas e formas de finalização.
A proposta deste módulo foi desenvolver o espírito empreendedor dos participantes ou auxiliar na sua empregabilidade, uma vez que há demanda de saladeiras no setor de restaurantes. “As atividades foram deliciosas. Além de serem treinados para o mercado, os alunos se aproximaram do universo da alta gastronomia. É um prazer ver o desenvolvimento deles e como o domínio da arte de cozinhar empodera as pessoas”, relata Mara Salles.
Aulas práticas e júri especial
Durante as quatro aulas do curso, a chef transmitiu técnicas para o preparo de saladas em todas as suas etapas, criou receitas e simulou a rotina da cozinha de um restaurante. Nesta parte do programa, os alunos, divididos em grupos, tinham de preparar uma salada a partir dos ingredientes cedidos pela professora e dentro do tempo estabelecido. Quando o prato estava pronto, era provado por um júri que dava sua opinião. Por fim, Mara fazia as observações finais e dava dicas.
No último encontro, dentre os jurados, estavam representantes de dois empreendimentos gastronômicos apoiados pelo Fundo Zona Leste Sustentável, Costume Popular e Je Suis Gastronomia e Eventos. De acordo com Lúcia Amadeo, coordenadora do Ação Família, programa responsável pela Oficina Escola de Culinária, ao levar esses convidados especiais, o projeto mostrou o exemplo de pessoas da região que conseguiram investimentos para alavancar seus negócios.
“A intenção da Oficina é despertar o desejo dos moradores da zona leste pela geração de renda por meio da culinária. Aqui, eles descobrem seus talentos e adquirem conhecimentos para colocar o seu sonho em prática”, descreve Lúcia. “A parceria com Mara Salles reforça nossos objetivos, ao trazer novidades gastronômicas e partilhar conosco toda sua paixão pela cozinha”, completa.
Leia depoimentos dos alunos do curso Saladas Gastronômicas:
“Minhas expectativas em relação ao curso foram superadas. Foi bem profissionalizante, com simulação da rotina da cozinha de um restaurante e com um júri. Aprendi cortes, molhos e temperos. E exercitei a criatividade na preparação dos pratos. No próximo mês, deixo meu emprego e abro minha rotisserie. Com certeza, tudo o que aprendi na Oficina vou usar no meu dia a dia lá.”
Diego Inocêncio Felix, 25 anos, morador de Aricanduva e auxiliar de logística
“O curso foi uma experiência enriquecedora. Por certa ignorância, achava fácil fazer salada. Nas aulas, vi o quanto esse universo é abrangente. Fiquei lisonjeada em aprender tudo isso com a Mara. Agora já estou fazendo saladas diferentes em casa, com muito sucesso. Quero também começar a comercializar produtos para gerar renda.”
Ana Paula dos Santos, 31 anos, moradora de Jd. Gonzaga e dona de casa
“O curso foi bastante válido. Conheci novas folhas, cortes, temperos e pimentas. Além disso, é muito gostoso ter aula com a Mara, que tem uma atenção e um carinho todo especial conosco.”
Kátia de Sousa, 32 anos, moradora do Jd. Maia e dona de casa
“Tenho muita admiração pelo trabalho que a Mara faz na comunidade. Participar pela segunda vez de um curso ministrado pela chef foi maravilhoso. Aprendi que o simples pode ser chique, basta um toque especial. Descobri novas folhas, como a endívia, peixes e a variedade de queijos. Com esses novos conhecimentos quero me recolocar no mercado gastronômico. Meu sonho é trabalhar como cozinheira.”
Rosilda Aparecida de Souza, 43 anos, moradora do Jd. Lapenna e dona de casa