Home > Artigos > Escuta, participação cidadã e responsabilização

Escuta, participação cidadã e responsabilização

26 de fevereiro de 2021

Em artigo escrito para a Folha de S.Paulo, publicado em 25 de fevereiro de 2021, Maria Alice Setubal, presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), fala sobre a importância do diálogo para combater a despolarização sociopolítica e iniciativas para promover a participação popular, como a metodologia dos minipúblicos.

Desenvolvida pela organização Delibera Brasil, a iniciativa consiste em reuniões de cidadãos que passam por oficinas para tomar decisões, com base em dados e informações sobre aspectos que precisam ser melhorados nos territórios onde vivem. A metodologia foi incorporada ao projeto (Re)age SP – Virando o Jogo das Desigualdades na Cidade, desenvolvido em parceria pela Fundação Tide Setubal e a Rede Nossa São Paulo.