Atividades esportivas e culturais agitam São Miguel

24 de junho de 2008

A exemplo da Virada Cultural, neste ano a cidade de São Paulo ganha a Virada Esportiva e, com ela, um motivo a mais para refletir sobre a saúde pessoal e do planeta: o Dia Mundial Sem Carro, evento realizado no dia 22/9. Serão 24 horas de esporte, lazer e recreação em toda a cidade, com várias modalidades à disposição da população nos Clubes Municipais e nas ruas, das 14h de sábado às 14h de domingo.

Em São Miguel Paulista, o evento recebe reforço com a programação organizada pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo, Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, Sub-Prefeitura de São Miguel e Secretaria Municipal de Esportes e com o apoio da Nitroquímica.

A partir das 9h, pistas de skate, futebol masculino e feminino, vôlei, corrida de saco, bambolê, peteca e outras atividades agitam o CDC Tide Setubal, no Jardim São Vicente, e o Galpão de Cultura e Cidadania, no Jardim Lapenna.

Às 14h, o CDC Tide Setubal se transforma na concentração dos ciclistas de um democrático passeio, que vai pelo centro de São Miguel Paulista e segue até o Jardim Lapenna, totalizando 5 km de percurso. Os mais preparados participam ainda da corrida de bicicross, no final do circuito.

O Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de ampliar o debate e a participação da população sobre novas perspectivas para São Paulo, e lembrar que todos são pedestres, cidadãos e têm direito à mobilidade. “Vamos dar voz às pessoas e mostrar a importância de uma cultura de pedestre. A idéia é promover reflexão sobre a cultura do automóvel e o desenvolvimento humano. Despertar a consciência para a importância do espaço público, mostrar que o traçado urbano privilegia o transporte e não o pedestre”, explica Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

Durante todo o evento, a população de São Miguel Paulista ganha voz durante as “escutas culturais”, nas quais os moradores poderão dar sua opinião sobre transporte coletivo, convivência sadia com o automóvel e qualidade de vida. As “escutas” ganham visibilidade em um telão instalado no centro de São Miguel.

Programação:

Circuito CDC Tide Setubal – Centro de São Miguel – Jardim Lapenna

9h – Pista de Skate na rua do CDC Tide Setubal

10h – Conversas de rua, espetáculos de rua e escutas culturais sobre o tema transporte coletivo, convivência sadia com o automóvel e qualidade de vida – ruas de São Miguel

10h – Esportes e brincadeiras de rua no CDC Tide Setubal – Basquete e vôlei de quadra e de rua, pula pula, jogos de peteca, xadrez e dama

10h – Esportes e brincadeiras de rua no Jardim Lapenna – futebol feminino, futebol masculino, vôlei, jogos de peteca, xadrez e dama, corrida de saco, bambolê, exibição de filmes e apresentações musicais.

10h – Praça Padre Aleixo (Praça do Forró): medição de pressão e diabetes, jogos de xadrez e dama, conversas e teatro de rua.

14h – Passeio Ciclístico: saída do CDC Tide Setubal, passagem pelo Centro de São Miguel e chegada no Jardim Lapenna, com corrida de bicicross

14h – Danças e tambores japoneses (taikô): com a associação Nikkei de São Miguel – Praça da Paz

14h30 – Cortejo: tambores, bonecões, palhaços, brincadeiras de rua – saída da praça da Paz, passando pelo centro, ruas do Jardim Lapenna e chegada ao Galpão de Cultura e Cidadania

Endereços:

CDC Tide Setubal:Rua Mário Dallari, 170 – Jardim São Vicente Galpão de Cultura e Cidadania: Rua Serra da Juruoca, s/nº – Jardim Lapenna Sociedade Amigos do Jd. Lapenna: Rua Serra da Juruoca, 36 – Jardim Lapenna

Mais informações: (11) 6297-5969