Bicampeão mundial no judô, João Derly conversou com jovens de São Miguel Paulista

4 de julho de 2016

No dia 20 de junho, aconteceu um bate-papo com o bicampeão mundial de judô João Derly no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal em São Miguel Paulista. O encontro reuniu professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Pedro de Frontin, jovens participantes do projeto Toque de Letras, da Fundação Tide Setubal, e uma equipe de judô com crianças e adolescentes da Associação Força e Honra.

“Sou da periferia de Porto Alegre e, com 7 anos, comecei a praticar judô por indicação médica, porque eu tinha asma, mas também era hiperativo.” Derly contou um pouco sobre sua trajetória de vida e no esporte. Aos 15 anos, o atleta já possuía a faixa preta e lutava na categoria de adultos.

Em 2007, Derly conquistou o bicampeonato mundial e ainda é o único judoca brasileiro com dois títulos mundiais. Durante a conversa, fez questão de destacar que, mais importante do que as vitórias no esporte, é ser campeão na vida. “Pessoas simples também vencem na vida. Cresci em um bairro periférico, em uma capital fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, fui estudante de escola pública e, com o esporte, tive a oportunidade de mudar de vida”, declarou.

Depois do bate-papo com o convidado, foi a vez de uma demonstração de treino da equipe de judocas da Associação Força e Honra, projeto de artes marciais realizado em São Miguel Paulista com cerca de 60 crianças e jovens da região. Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender algumas técnicas dos golpes preferidos de João Derly, que o ajudaram a ganhar alguns campeonatos.

Segundo Marcelo Ribeiro, gestor de espaços da Fundação Tide Setubal e organizador do encontro, sempre há a preocupação de apresentar para os jovens da região outras modalidades esportivas, além do futebol, visando mostrar outras opções de atividades físicas que desenvolvem o indivíduo.

Depoimentos:

“Encontros como esses são sempre uma oportunidade para os estudantes conhecerem exemplos de pessoas que superaram dificuldades, mostrando aos nossos alunos que eles também são capazes”, declarou Maria Terezinha Rodriguez, professora de Português da EMEF Almirante Pedro de Frontin

“Acho sempre bom conhecer coisas novas, e conhecer um cara que é bicampeão mundial é muito legal. Fiquei com curiosidade para saber mais sobre ele”, disse Kelvin Trindade, participante do projeto Toque de Letras, da Fundação Tide Setubal

“Comecei a praticar esporte por indicação médica há três anos, pois sofria muito com rinite e sinusite e, então, escolhi o judô. Estar aqui hoje, com esse símbolo do esporte, é inexplicável, é a única coisa que consigo dizer sobre este momento”, falou Bruna Batista, 14 anos, aluna de judô na Associação Força e Honra

“Luto judô há quatro anos e é minha paixão. Hoje foi um dia muito especial, conheci um dos meus ídolos e pude mostrar um pouco do que sei desse esporte para ele”, contou Felipe Carlos Martino Rodriguez, 17 anos, aluno de judô na Associação Força e Honra

“Buscamos, por meio das artes marciais, proporcionar o autoconhecimento. E hoje tivemos essa oportunidade de trazer esses atletas da equipe de judô da Associação Força e Honra para conhecer João Derly. É muito importante para todos nós e muito diferente do dia a dia deles”, relatou Jorge Santos Pardine, professor de judô da Associação Força e Honra