Museu do Futebol proporciona novas experiências para jovens

19 de maio de 2009

Despertar o sentimento de pertencimento à cidade de São Paulo e conhecer a história do esporte mais popular e mais praticado no País. Esse foi o objetivo da visita ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, no último dia 10 de maio.

O Projeto Esporte e Cidadania atende crianças e jovens, de 7 a 17 anos, que praticam modalidades esportivas no CDC Tide Setubal como, futebol, voleibol e handebol, e tem como principal objetivo promover a associação entre a prática esportiva e os valores que servem de base para a construção da cidadania, como convivência social, limites, cooperação, união, regras, solidariedade e trabalho em equipe.

Cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens participaram do passeio. Durante o trajeto entre o bairro de São Miguel Paulista, zona leste da cidade, até o museu eles observaram as características da cidade como os nomes de ruas e avenidas, os estádios de futebol como o Parque São Jorge e o Canindé. Para Emerson Tolintino, coordenador de esportes do CDC, a atividade foi mais que um simples passeio. “A idéia foi fazer com que eles tivessem um momento de lazer, conhecessem a história do futebol, mas também que eles saíssem de São Miguel, interagissem com outras pessoas e fizessem um exercício de cidadania”.

No museu, as exposições interativas, como os jogos virtuais, foram as que mais encantaram os jovens. A exposição dos materiais esportivos históricos também foi um dos destaques, as primeiras bolas usadas para a prática do esporte, chuteiras antigas e a ausência de luvas usadas pelos goleiros chamaram atenção.

Outro destaque foi o interesse das meninas pela história do esporte, do grupo que foi ao museu 15 eram garotas. Praticantes de futsal no CDC, elas se encantaram com as fotos das últimas copas e lamentaram a ausência do futebol feminino no museu. “Foi muito importante saber mais sobre a história do futebol e de jogadores como o Ronaldinho, mas eu senti falta de saber mais sobre jogadoras como a Marta, a Formiga, representantes do futebol feminino no Brasil”, disse Suelen Rodrigues Lima, de 16 anos e integrante do time de futsal do CDC.