CDC Tide Setubal comemora Semana da Criança com atividades lúdicas

26 de outubro de 2010

De 4 a 8 de outubro, o CDC Tide Setubal comemorou a Semana da Criança com oficina de brinquedos, campeonatos esportivos, gincanas e passeio ao Parque Ecológico do Tietê. Foi a segunda vez que o Núcleo de Esportes organizou essa programação especial. “Ficamos muito contentes com a adesão de crianças e adolescentes, pois realizamos mais de mil atendimentos; em 2009, foram 400”, conta Emerson Tolentino, coordenador de esportes do CDC.

A proposta era envolver os participantes do Clube Escola, aliando diversão, novas vivências e o exercício da cidadania. Atualmente, o programa conta com 700 inscritos, na faixa entre 7 e 18 anos. Criado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação — e desenvolvido no CDC pela Fundação Tide Setubal —, o Clube Escola oferece uma série de oficinas (futebol, basquete, vôlei) no contra-turno escolar, aos alunos de escolas públicas da região de São Miguel Paulista.

Um dos pontos altos da comemoração foi a visita ao Parque Ecológico do Tietê, situado na zona leste da capital. Em 7 de outubro, 240 crianças e adolescentes participaram desse passeio. Lá, caminharam por trilhas ecológicas, jogaram bola e conheceram o Museu do Tietê. “Gostei muito de entender a história das águas do rio e ver fotos antigas”, disseThiago Rodrigues da Silva, de 12 anos. A diversidade da fauna e da flora chamou a atenção de Flávio Alves Nascimento, de 7 anos:“Vi micos, tatu e um monte de plantas”, relatou.

De acordo com Emerson, o passeio teve o intuito de apresentar aos jovens outro equipamento público da região, servindo de estímulo para que passem a freqüentá-lo. “Ao propiciar uma nova vivência aos meninos, também podemos trabalhar práticas cidadãs e valores, como respeito ao espaço público, às regras definidas pelo grupo e ao colega”, observa o coordenador. Na chegada ao Parque, foram lidas histórias e armada uma roda de conversa.

Integração, cooperação, reflexão

Os campeonatos esportivos, realizados nos dias 5 e 6, permitiram utilizar o esporte como ferramenta socializadora. A premiação das equipes incentivou a leitura, pois foram entregues livros infanto-juvenis aos vencedores. No encerramento da Semana, aconteceram gincanas, privilegiando atividades de integração e cooperação. Entre outras provas, houve arremessos de basquete, competição de grito de guerra e corrida com sabonetes (vencia a equipe que os transportava mais rapidamente de um recipiente até outro). “A gincana foi a parte mais legal da Semana”, afirmou Guilherme da Silva, de 8 anos, no fim do dia.

“Nossa intenção sempre foi unir esporte, lazer e recreação com o exercício da cidadania. Ao longo deste ano, temos abordado conceitos de ética e pluralidade cultural, exibindo curtas e promovendo debates”, resume Emerson. Para fechar o primeiro semestre, os estudantes compartilharam desenhos, redações e poemas. A equipe de esportes tem encontros quinzenais com integrantes do pessoal do Mundo Jovem. “Essa troca de experiências com psicólogos e educadores de outros projetos gera novas reflexões e enriquece bastante nosso trabalho”, explica Jéssica Ferreira Henrique, educadora do Núcleo de Esportes.