Campo do CDC Tide Setubal é reformado e ganha gramado sintético

25 de março de 2010

Após quase três meses de obras, os freqüentadores do CDC Tide Setubal, comemoraram a inauguração do novo piso do campo de futebol society, na manhã de domingo, 14 de março. O CDC, que fica no Jardim São Vicente — distrito do bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo — tem, agora, um campo de grama sintética, para sediar os jogos amistosos entre os times da comunidade.

Em 2005, quando a Fundação Tide Setubal assumiu a co-gestão do CDC, o campo era de terra batida. Na época, com as reformas, passou a ser de areia. De acordo com Marcelo Ribeiro, gestor do CDC, as melhorias constantes na infra-estrutura do espaço reforçam o compromisso da Fundação com a comunidade de São Miguel. “Há cinco anos procuramos oferecer um ambiente de qualidade para as atividades esportivas e educativas”, comenta.

Segundo Jorge Araújo Barrense, morador da região, a reforma incentiva ainda mais os filhos Jorge Mateus, de 14 anos, e Artur, de 11 anos, a freqüentarem o local. Ele também salientou que o novo piso aumenta a segurança dos adolescentes. “Com essa modernização, diminui a chance deles se machucarem.”

Esporte e Cidadania

O CDC Tide Setubal também sedia o chamado Clube Escola. Este programa oferece a crianças e adolescentes da rede pública de ensino uma série de atividades esportivas e recreativas gratuitamente. “Além de praticarem esporte em um equipamento bem cuidado, eles também recebem orientações de educadores físicos”, ressalta Emerson Tolentino, coordenador de esporte do CDC.

Em 2009, foram realizados mais de 33 mil atendimentos diferentes para cerca de 700 crianças inscritas no Clube Escola, no período de março a novembro. Esse número representa um aumento de 32% em relação a 2008. Neste ano, além das aulas esportivas, serão desenvolvidos mais projetos que aliam esporte e educação. Um dos objetivos da Fundação Tide Setubal é promover a associação entre prática esportiva e valores que servem de base para cidadania, como convivência social, cooperação, trabalho em equipe e solidariedade.  “O esporte não é um fim, é um meio para se alcançar a cidadania e o desenvolvimento integral do indivíduo”, enfatiza Marcelo Ribeiro.

Aumento da procura

As intervenções no campo aumentaram o número de interessados em participar das atividades do Clube Escola. “Ainda não tenho a estatística, mas, durante a reforma, as crianças me paravam toda hora para saber quando poderiam jogar bola”, comenta Tolentino. Já o gestor do CDC está impressionado com o aumento considerável de interesse para locação do campo.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o campo é reservado para as atividades do Clube Escola. No período noturno e aos finais de semana, os times da comunidade podem alugar o espaço. A mensalidade é de R$ 250, o que dá direito a cinco locações. Aos sábados e domingos, há um horário dedicado ao lazer de toda comunidade, quando o uso é livre.

Confira aqui as fotos da inauguração!