Mulheres da Oficina Escola de Culinária participam de Semana Mesa SP

13 de dezembro de 2010

Na tarde de 28 de outubro, um grupo de mulheres do Programa Ação Família São Miguel passeou por cores, sabores, texturas e aromas. Essa viagem aos sentidos se deu durante visita ao evento gastronômico Semana Mesa SP, promovido pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo, no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, em São Paulo.

A iniciativa englobou palestras, aulas, demonstração de produtos e serviços e degustações. “Foi um sonho. Saboreamos coisas divinas. Tivemos contato com diversas pessoas. Cheguei em casa renovada. Tudo isso faz bem para o nosso ego”, contou Deise Batista de Souza Santos, 48 anos, participante das aulas da Oficina Escola de Culinária, realizadas no Galpão de Cultura e Cidadania.

O convite para a visita ao evento surgiu dos próprios organizadores, uma vez que a construção da Oficina Escola de Culinária, inserida no âmbito do Ação Família, havia contado com o apoio financeiro do Jantar do Século. “Faz parte do projeto da Prazeres da Mesa ajudar a formar uma sociedade melhor. Por isso, reunimos anualmente chefs renomados para cozinharem juntos. O valor pago no jantar é revertido para projetos sociais”, explica do diretor editorial da revista, Ricardo Castilho. Em 2010, pelo terceiro ano consecutivo, a Oficina Escola de Culinária foi beneficiada pela iniciativa. Em 2011, o investimento tornará viável parte de suas atividades no Jd. Lapenna, em São Miguel Paulista.

Acolhida e aprendizado

Para a maioria das 15 mulheres que participaram da Semana Mesa SP, este foi o primeiro contato com um evento gastronômico de grande porte. Na hora da partida de São Miguel Paulista, extremo leste de São Paulo, até Santo Amaro, na zona sul, havia certo receio do que encontrariam pela frente. “Sai com uma impressão, mas encontrei algo totalmente diferente do que estava na minha cabeça. Fomos muito bem acolhidas por todos. Fiquei contente em rever a Mara Salles e conversar com ela novamente. Eu me senti valorizada”, disse Flávia Martins, 35 anos, que em maio de 2010 participou do projeto Descobrindo o Prazer de Cozinhar, realizado pela chef do restaurante Tordesilhas, Mara Salles, na Oficina Escola de Culinária.

Flávia destacou ainda a oportunidade que teve de aprender com outros chefs prestigiados na visita ao evento da Prazeres da Mesa. “Você pode pegar a experiência de quem tem mais que você”. Deise concordou com a colega, relatando que, no evento, aprendeu novas técnicas, por exemplo, sobre como fazer panetone. “Consegui relacioná-las com as práticas que aprendi na Oficina Escola. Agora, eu e minhas filhas vamos colocar a mão na massa para esse Natal”.

Segundo Patrícia Lima, 32 anos, a melhor parte foi conhecer as histórias dos chefs. “Eles deram conselhos de como irmos à luta. Fiquei imaginando eu, um dia, chef naquele evento”. Ela também gostou de experimentar as iguarias preparadas pelos profissionais. “Provamos um pouco de tudo. Foi um passeio maravilhoso que queremos repetir mais vezes”. Se depender dos organizadores da Semana Mesa SP, o convite para o próximo ano está garantido. “Espero que a participação seja ainda maior e bem proveitosa”, afirmou Castilho.

O grupo do passeio propôs replicar receitas para aquelas que não puderam ir ao evento. “A turma da Oficina é muito boa. É um modo de dividirmos os sabores que experimentamos lá”, disse Patrícia Na avaliação de Lúcia Saboya Amadeo, coordenadora do Ação Família, a atividade proporcionou aprendizado e a vivência de aspectos já trabalhados no programa, como protagonismo e preocupação com o outro. “Foi positivo partir delas a multiplicação dos ensinamentos que tiveram lá.”