Fundação Tide Setubal e Secretaria Municipal do Trabalho assinam convênio

9 de novembro de 2009

Na manhã de 6 de novembro de 2009, a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal do Trabalho firmaram acordo para a realização do Projeto Rede Jovem Comunica, cuja proposta é capacitar jovens de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, para produzir conteúdo midiático por meio de novas tecnologias da comunicação, como as redes sociais. Os 30 jovens participantes receberão bolsa mensal no valor de R$ 534,75 (de novembro de 2009 a abril de 2010) e, a partir dessa capacitação, devem estabelecer uma rede de comunicação com alunos de escolas públicas da capital para debater temas relacionados à juventude. O convênio foi assinado âmbito do programa Bolsa-Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, de acordo com a lei municipal nº 13.841/2004.

A solenidade aconteceu no Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, com a presença do prefeito Gilberto Kassab, da presidente da Fundação Tide Setubal, Maria Alice Setubal, do secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, do presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, José Nário dos Santos, do subprefeito de São Miguel Paulista, Milton Persoli, além de outras lideranças locais, como as irmãs marcelinas.

O momento da assinatura simbolizou a importância das parcerias na realização do trabalho no território de São Miguel. “Todos os projetos da Fundação Tide Setubal só fazem sentido porque têm parcerias. Nada acontece de verdade se não tivermos esse apoio. A presença do prefeito Gilberto Kassab aqui hoje é um ato simbólico da importância que a prefeitura dá ao nosso projeto. E esse diálogo é importante para que o nosso trabalho possa se multiplicar”, afirmou Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal.

Em seu discurso, o prefeito Gilberto Kassab também destacou a importância das ações conjuntas. “Quero agradecer a Maria Alice Setubal pelo trabalho generoso que faz há tantos anos aqui na cidade de São Paulo, especificamente na zona leste. Um projeto realizado com amor, a partir das suas convicções, e também para dar sequência ao importante trabalho feito pela sua mãe, a Dona Tide, na época do saudoso prefeito Olavo Setubal. É realmente gratificante para nós sermos parceiros nesse trabalho. E espero que façamos ainda mais ao longo da minha gestão”, disse Kassab.

José Luis Adeve, coordenador do projeto, analisou o novo momento do projeto no qual o trabalho com as novas tecnologias se coloca como um desafio para os jovens. “Eles agora usarão as ferramentas de comunicação para compartilhar o aprendizado com outras pessoas, nas ruas, nas escolas, no mundo; irradiando esse conhecimento a partir daqui, deste Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna”.

A Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal do Trabalho são parceiras na formação de jovens desde 2006, quando foi criado o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. Atualmente, o grupo produz vídeos, jornais, programas de rádio e TV em São Miguel Paulista.

Confira a opinião do Secretário Municipal do Trabalho, Marcos Cintra, sobre a importância do projeto.

(Fotos: Gustavo Porto)