Mostra Fundação Tide Setubal 2009 leva ao CDC Tide Setubal as realizações do ano

15 de dezembro de 2009

Cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, prestigiaram no sábado, 12 de dezembro, a Mostra de Encerramento 2009 da Fundação Tide Setubal, atividade realizada no CDC Tide Setubal com o objetivo de apresentar à comunidade de São Miguel Paulista um resumo das iniciativas promovidas ao longo deste ano.

Exibição de vídeos, apresentações de ginástica, espetáculos de teatro e debate expuseram as iniciativas dos diferentes projetos da Fundação, tais como: Espaço Menina-Mulher (do Programa Mundo Jovem), Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) São Miguel Paulista, Programa Ação Família São Miguel e Projeto ArteCulturAção, além do Programa Clube Escola, promovido no clube em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.

A Mostra teve início às 16 horas com um discurso de Marlene Cortese, atual presidente do Conselho Consultivo do CDC Tide Setubal. “Todas as nossas atividades são sempre preparadas com todo o cuidado para cada um de vocês”, afirmou. “O CDC é como uma colméia: aqui, cada abelha tem seu papel dentro dessa rede de ações que queremos construir para o nosso crescimento, como pessoas e como cidadãos”.

Na sequência, o vídeo institucional da Fundação Tide Setubal mostrou de forma ampliada  as propostas e objetivos da organização para o território de São Miguel Paulista. Em seguida, foi exibido um vídeo contendo depoimentos das participantes de 2009 do Projeto Espaço Menina-Mulher, que trabalha com adolescentes entre 12 e 18 anos. Um fotolivro, com a produção de uma expedição fotográfica por São Miguel Paulista, revelou parte do trabalho do Centro de Documentação São Miguel (CPDOC).

Quem circulou pelo espaço pôde também conferir uma exposição fotográfica do Programa Ação Família, que reuniu suas participantes para receber um livro, confeccionado por elas, com todas as temáticas discutidas em 2009 (saúde, família, geração de renda, habitabilidade), assim como imagens de suas famílias.

Espetáculos e debate

Às 16h45, as crianças integrantes do Programa Clube Escola iniciaram suas apresentações: ginástica artística, teatro, atividades circenses, acrobacia e dança de rua. Às 19h30, encerrando as atividades do ano, os jovens do Núcleo de Formação SocioCultural apresentaram o espetáculo Lá ou ali? Quem sabe, aqui?, de autoria do próprio grupo, que consiste em uma leitura crítica sobre o mundo do trabalho. Após o espetáculo, os jovens realizaram um debate com o público a respeito do tema.

Em 2009, segundo o gerente do CDC Tide Setubal, Marcelo Ribeiro, “houve mais apropriação do espaço pela comunidade, principalmente os jovens, que puderam participar no CDC de uma série de atividades não só esportivas, mas de cultura e de cidadania, a exemplo do 3º. Encontro de Cultura Caipira e a 4º. Feira do Livro”, afirma. “Para 2010, o objetivo é envolver cada vez mais a população, consolidando o CDC como espaço de educação não-formal e de convívio social”.

Clique nas iniciativas abaixo para ler um balanço das principais atividades realizadas em 2009:

Programa Mundo Jovem amplia alcance por meio de parcerias e capacitação de docentes

CPDOC recebe prêmio, incrementa acervo e participa de redes virtuais

Programa Clube Escola no CDC Tide Setubal eleva número de crianças em relação a 2008

Núcleo de Formação SocioCultural beneficia jovens por meio das artes dramáticas